Objetivo Geral:

Realizar análise crítica das propostas para a mobilidade cicloviária da cidade com base no Plano de Mobilidade Urbana.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Levantar o perfil dos ciclistas da cidade, evidenciando a percepção dos usuários sobre a mobilidade na cidade;

Investigar diretrizes de mobilidade cicloviária implementadas em outras cidades da região;

Analisar se, e como, as diretrizes presentes no Plano de Mobilidade Urbana do município contribuem com a mobilidade cicloviária da cidade.

 

Justificativa:

O Planejamento de Mobilidade Urbana nas cidades é responsável por garantir os direitos básicos dos cidadãos, possibilitando que eles tenham acesso aos serviços públicos, equipamentos urbanos e ao mercado de trabalho. O projeto vai além do transporte urbano, é a maneira de deslocamento através das diversas infraestruturas disponíveis, sejam elas, os veículos, as vias ou as calçadas. Observa-se a importância de haver uma diversidade de meios de locomoção, e também, a integração desses meios, incentivando e facilitando o ir e vir cotidiano e promovendo “os equilíbrios social, ambiental e econômico”. Reforça-se a ideia de priorizar os transportes ativos, pois os transportes motorizados causam grandes impactos ao meio ambiente. Para o Ministério do Meio Ambiente, a Mobilidade Urbana está relacionada com a cidade e com o espaço, e sua principal característica é a acessibilidade, pois interfere diretamente nas dinâmicas da cidade, sejam elas sociais e/ou econômicas.

 

Metodologia:

Esta seção, aborda os métodos e técnicas utilizados na execução da pesquisa e obtenção de dados, do início à conclusão, visando alcançar os objetivos propostos.

Na fase inicial, com o intuito de compreender como o assunto mobilidade urbana está sendo tratado na região, será realizado um levantamento de fontes secundárias, através de artigos publicados, indexados em bases de pesquisa e teses nas bibliotecas online das Universidades. Os artigos e teses que será encontrado serão analisados e separados para sistematização de informações de acordo com sua adequação ao delineamento desta pesquisa.

 

Local de realização do Projeto:

Cidades com até 160 mil habitantes.