MARKETING EM ODONTOLOGIA, UMA REVISÃO DE LITERATURA

 

MOTA, Suyane de Liz , Graduanda em Odontologia, Acadêmica em Odontologia

, ,

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Nos aspectos social e profissional o marketing se torna cada vez mais desejado, possibilitando administrar a distribuição e logística, entendendo o comportamento do consumidor, gerenciando então produtos e clientes. Atualmente, a Odontologia tem sofrido com o mercado cada vez mais competitivo, o papel do marketing na prática odontológica é fazer com que o profissional se destaque, atraia e fidelize seus pacientes, transformando dificuldades em oportunidades. O objetivo do presente estudo é revisar a literatura existente sobre a importância do marketing em Odontologia, bem como os tipos de marketing e seus aspectos éticos na Odontologia. Resultados: Foram encontrados 32 estudos, sendo eles 29 revisões não-sistemáticas e 3 estudos transversais. A maioria dos estudos mostra que o marketing é uma ferramenta de grande importância para a Odontologia nos dias atuais. Discussão: A maioria dos consultórios se encontra em regiões centrais, ocasionando a maior competitividade, muitos profissionais ainda não aplicam ferramentas de marketing. Aplicando ferramentas de marketing podem fortalecer relacionamentos, se destacar, atraindo e fidelizando pacientes, consequentemente trazendo maiores resultados profissionais e financeiros. Conclui-se que o marketing em Odontologia é fundamental para uma empresa de sucesso na atualidade.

Palavras Chave: Marketing. Marketing Odontológico. Marketing na Saúde. Sucesso Profissional na Odontologia.

 

MARKETING IN DENTISTRY, A LITERATURE REVIEW

 

MOTA, Suyane de Liz , Undergraduate Student in Dentistry, Academic in Dentistry

, ,

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

In the social and professional aspects, marketing becomes more and more desirable, making it possible to manage distribution and logistics, understanding consumer behavior, then managing products and customers. Currently, Dentistry has suffered from an increasingly competitive market, the role of marketing in dental practice is to make the professional stand out, attract and retain their patients, turning difficulties into opportunities. The aim of this study is to review the existing literature on the importance of marketing in Dentistry, as well as the types of marketing and its ethical aspects in Dentistry. Results: 32 studies were found, 29 non-systematic reviews and 3 cross-sectional studies. Most studies show that marketing is a very important tool for dentistry today. Discussion: Most offices are located in central regions, causing greater competitiveness, many professionals still do not apply marketing tools. Applying marketing tools can strengthen relationships, stand out, attract and retain patients, consequently bringing greater professional and financial results. It is concluded that marketing in Dentistry is essential for a successful company today.

Key Words: Marketing. Dental Marketing. Marketing in Health. Professional Success in Dentistry.

Resumo ID 450, enviado por: Suyane de Liz Mota,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.