RANCIDEZES E AVANÇOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

 

RODRIGUES, Renato, Graduado em Pedagogia (FEDAVI-UNIDAVI), Especialista em Psicopedagogia(UNIDAVI), Mestre em Sociologia Política(UFSC), Mestre em Direito (UVA) e Doutorando em Direito(UVA), Professor e Pró-Reitor FACVEST-UNIFACVEST

Edi da Silva, Assistente Social (UFSC), Bacharel em Direito (UNIFACVEST), Mestre em Ciências da Saúde Humana (UNC), Professora (UNIFACVEST), Professora do Centro Universitário Unifacvest

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RESUMO

Este resumo alvitra análise, discussão e pesquisa quanto as Políticas Públicas em Educação no Brasil. Fomentar na academia, nos cursos superiores de educação, em especial na educação física, na disciplina de Políticas Públicas em Educação, questões que discorram e que possibilitem argumentar e ponderar sobre a notoriedade de entender as políticas públicas e a função exercida por elas na esquematização e mediação dos ensinos brasileiros. A busca do entendimento e da disseminação de que a responsabilidade pela concepção, ordenação e implementação de políticas públicas para a educação, são dos estados e municípios, vislumbradas por ações federais que apontem nortes consistentes de implementação de políticas públicas para educação. A discussão acerca de política na área da educação física e no contexto escolar é fundamental para o entendimento da atuação do professor enquanto sujeito que viabiliza transformações contextuais e alicerçadas da sociedade contemporânea. Apreender as proporções políticas e históricas consagradas para a educação física no enquadramento escolar e também um exercício de atenção a respeito dos vínculos sociais. As trilhas e as atitudes educativas no âmbito escolar são persuadidos pelas ligações comunitárias e políticas da teia social. A busca necessária é a de entender as grandezas políticas e historiais da educação física na conjuntura escolar e no fazimento de mediação social.

Palavras Chave: Educação. Políticas públicas. Política. Trilhas. Atitudes.

 

ADVANCEMENTS AND ADVANCES IN PUBLIC POLICIES IN EDUCATION

 

RODRIGUES, Renato, Graduated in Pedagogy, Specialist in Psychopedagogy, Master in Political Sociology and Doctorate in Law, Teacher and Pro-Rector FACVEST-UNIFACVEST

Edi da Silva, Social Worker (UFSC), Bachelor in Law (UNIFACVEST), Master in Human Health Sciences (UNC), Professor (UNIFACVEST),, Professor at the Unifacvest University Center

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ABSTRACT

This summary provides analysis, discussion and research regarding Public Policies in Education in Brazil. Foster in academia, in higher education courses, especially in physical education, in the discipline of Public Policies in Education, issues that discuss and allow for reasoning and pondering on the notoriety of understanding public policies and the role played by them in the schematization and mediation of Brazilian teachings. The search for understanding and dissemination that the responsibility for the conception, ordering and implementation of public policies for education rests with the states and municipalities, envisioned by federal actions that point out consistent guidelines for the implementation of public policies for education. The discussion about policy in the area of physical education and in the school context is fundamental for understanding the role of the teacher as a subject that enables contextual and grounded transformations in contemporary society. To apprehend the political and historical proportions consecrated for physical education in the school environment and also an exercise of attention regarding social bonds. Educational pathways and attitudes in the school environment are persuaded by the community and political connections of the social web. The necessary search is to understand the political and historical dimensions of physical education in the school context and in the conduct of social mediation.

Key Words: Education. Public policy. Policy. Trails. Attitudes.

Resumo ID 45, enviado por: RENATO RODRIGUES,

Da instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST.