ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DOCENTE

 

SILVA, Adriele da Rosa, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SILVA, Araceli Lopes, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari , Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontraram um no corpo do outro. Enquanto ensino continua buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade (FREIRE, 1996, p.29). Objetivo: Pesquisar sobre a formação docente e sobre o professor de Educação Física. Metodologia: Atividade da disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Foram definidos temas para pesquisa baseados na LDB 9.394/96. Foram selecionados 1 artigo e 1 dissertação para leitura e confecção de um resumo. Resultados: A formação acadêmica do curso de Educação Física consiste em dois currículos que estão em vigor nas instituições brasileiras e é o fruto do processo histórico no qual se faz a relação teórico-prática, o tradicional esportivo e o científico (NEVES; VASCONCELOS, 2011). A formação profissional do docente é composta de disciplinas coordenadas e ligadas entre si, sendo que os objetivos e conteúdos articulam-se por meio das metodológicas de cada curso. Segundo Libâneo (1994), a formação do professor possui duas dimensões: a formação teórico-científica e a formação técnico-prática. Conclusão: O profissional deve ir sempre em busca de conhecimento pois a prática em si não é suficiente para a formação do educador, isso se trata apenas de uma mera imitação, pois não basta fazer, precisamos saber o que fazer com o movimento, para que serve e como usar. Algumas experiências o profissional só vai adquirir com o passar dos anos atuando na sua área, mas a formação do profissional de Educação Física tem progredido com o passar do tempo.

Palavras Chave: Educação Física. Docência. Formação.

 

STRUCTURE AND FUNCTIONING OF BASIC EDUCATION: TEACHER FORMATION

 

SILVA, Adriele da Rosa, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SILVA, Araceli Lopes, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari , Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and teacher of the UNIFACVEST Physical Education Course, Physical Education Teacher of Basic Education

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: There is no teaching without research and research without teaching. These what-to-do's found themselves in each other's bodies. While teaching, it continues seeking, seeking. I teach because I seek, because I asked, because I ask and I ask myself. Research to verify, noting, intervening, intervening, I educate and I educate myself. I research to find out what I don't know yet and communicate or announce the novelty (FREIRE, 1996, p.29). Objective: Research on teacher training and on the Physical Education teacher. Methodology: Activity of the discipline Structure and Functioning of Basic Education. Themes for research were defined based on LDB 9.394/96. 1 article and 1 dissertation were selected for reading and preparation of an abstract. Results: The academic formation of the Physical Education course consists of two curricula that are in force in Brazilian institutions and is the result of the historical process in which the theoretical-practical relationship, the traditional sporting and the scientific one is made (NEVES; VASCONCELOS, 2011 ). The professional training of teachers is made up of disciplines that are coordinated and linked together, and the objectives and contents are articulated through the methodologies of each course. According to Libâneo (1994), teacher education has two dimensions: theoretical-scientific training and technical-practical training. Conclusion: The professional must always go in search of knowledge because the practice itself is not enough for the training of the educator, this is just a mere imitation, because doing it is not enough, we need to know what to do with the movement, so that serves and how to use. Professionals will only acquire some experiences over the years working in their field, but the training of Physical Education professionals has progressed over time.

Key Words: Physical Education. Teaching. Formation.

Resumo ID 414, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.