|
PRÁTICA PEDAGÓGICA: OBSERVAÇÃO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
|
VARELA, Renata Andriele, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST BARRETO, Jeferson, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST PEREIRA, Reginaldo, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST ZULIANELO, Diogo Martino, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST SILVA, Edi da, Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Ciências da Saúde Hum pela Universidade do Contestado Campus de Concórdia, Brasil (2005), Professora da disciplina de Prática Pedagógica do curso de Educação Física do Centro universitário UNIFACVEST |
RESUMO |
Introdução: A formação do professor de Educação Física passa pela vivência das situações do seu cotidiano. Sendo assim estas vivências durante a formação inicial são importantes, além de fazerem parte da estrutura dos cursos, descritas por suas diretrizes. Objetivo: Vivenciar a prática do professor de Educação Física numa escola municipal do município de Cerro Negro, SC. Metodologia: Como parte da avaliação da disciplina de Prática Pedagógica foi desenvolvido uma atividade que envolveu a observação de aulas de Educação Física de uma turma do 3° Ano do Ensino Fundamental, uma entrevista com o professor e a produção de um relatório. Resultados: Com as medidas protetivas, e em função do clima, as atividades foram feitas numa área coberta. A professora sempre busca diversificar nas brincadeiras, ouvir os alunos e acolher suas demandas para manter o bom vínculo e o interesse pelas atividades físicas. A professora de Educação Física aplicou as seguintes brincadeiras: Batatinha-Frita e Pega-Pega do Rabinho no primeiro dia, e no segundo: Gato e Rato, Pega Bandeira e Desenhos no Quadro Negro. Essas atividades têm como objetivo concentração, agilidade motora, cooperação dos alunos e condicionamento físico. Em relação a entrevista o professor sente-se realizado na profissão, em poder trabalhar e sentir a motivação das crianças. O professor relatou que não possui problemas com a falta de interesse por parte dos alunos. Mas sempre procura ouvir seus alunos, acolhê-los e também estar sempre diversificando as aulas com atividades diferentes. Conclusão: Mesmo com a pandemia que dificultou o contato humano, às crianças não perderam o interesse pela atividade física, conforme feita a observação das aulas, constatou-se a empolgação das crianças diante da matéria que visa o bem-estar e saúde do indivíduo. O professor mostrou-se motivado para a atuação na escola. O objetivo da atividade de vivenciar a prática do professor de Educação Física foi alcançado. |
Palavras Chave: Educação Física. Docência. Avaliação. |
PEDAGOGICAL PRACTICE: OBSERVATION OF PHYSICAL EDUCATION CLASSES
|
VARELA, Renata Andriele, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST BARRETO, Jeferson, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST PEREIRA, Reginaldo, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST ZULIANELO, Diogo Martino, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST SILVA, Edi da, Master's in Multidisciplinary Master's Degree in Health Sciences Hum by the Contestado University Campus de Concordia, Brazil (2005), Professor of Pedagogical Practice in the Physical Education course at the UNIFACVEST University Center |
ABSTRACT |
Introduction: The formation of the Physical Education teacher involves the experience of everyday situations. Therefore, these experiences during initial training are important, in addition to being part of the structure of the courses, described by their guidelines. Objective: To experience the practice of the Physical Education teacher in a municipal school in the city of Cerro Negro, SC. Methodology: As part of the evaluation of the Pedagogical Practice subject, an activity was developed that involved the observation of Physical Education classes in a 3rd Year of Elementary School class, an interview with the teacher and the production of a report. Results: With the protective measures, and depending on the climate, the activities were carried out in a covered area. The teacher always seeks to diversify in games, listen to students and welcome their demands to maintain a good bond and interest in physical activities. The Physical Education teacher applied the following games: Potato-Frita and Pega-Pega do Rabinho on the first day, and on the second: Gato and Mouse, Pega Bandeira and Drawings on the Blackboard. These activities are aimed at concentration, motor agility, student cooperation and physical conditioning. Regarding the interview, the teacher feels fulfilled in the profession, in being able to work and feel the children's motivation. The teacher reported that he has no problems with the students' lack of interest. But he always tries to listen to his students, welcome them and also be always diversifying classes with different activities. Conclusion: Even with the pandemic that made human contact difficult, the children did not lose interest in physical activity, as observed in the classes, it was found that the children were excited about the subject aimed at the individual's well-being and health. The teacher was motivated to work at the school. The objective of the activity of experiencing the practice of the Physical Education teacher was achieved. |
Key Words: Physical Education. Teaching. Evaluation. |
|
Resumo ID 412, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA, Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST. |