METAMORFOSE DO APRENDER NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DE HUGO ASSMANN

 

SOUZA, Maria Karine Guasselli de, Mestra em Educação, Graduada em Pedagogia, Professora no Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

, ,

RESUMO

O artigo diz respeito às mudanças que as novas tecnologias de informação e comunicação estão ocasionando na maneira de aprender e de comunicação entre pessoas. A utilização de mídias tornou-se um recurso importantíssimo aos professores para construção do conhecimento em sala de aula contribuindo para o desenvolvimento do pensamento complexo. Não se trata de uma ameaça ao trabalho do professor, mas de uma nova forma de ensinar e aprender por meio do ensino com pesquisa em que o docente deixa de ser mero transmissor de conhecimentos para ter a responsabilidade de coordenar o uso adequado das tecnologias de informação, analisando, filtrando e classificando conteúdos que tenham significado e contribuam para o desenvolvimento integral das pessoas. Além disso, com o incentivo por parte das políticas publicas e se utilizadas de forma adequada às novas tecnologias possibilitam diminuir a exclusão social, aumentando as possibilidades de desenvolvimento da população mais pobre. É preciso ter clareza de que as novas tecnologias de comunicação proporcionaram uma mudança de paradigma educacional em que o ser humano deixa de ser passivo, mero receptor de conhecimentos prontos e acabados, para ser ativo no processo de construção do conhecimento, ou seja, tem a autonomia para explorar e refletir sobre diferentes conteúdos, além de ter a oportunidade de edificar novos conhecimentos por meio de redes que possibilitam a troca de informação com outras pessoas e o contado com os mananciais de informações produzidos globalmente. A mente humana passa então a construir conhecimento não mais de forma isolada, mas de forma cooperativa, onde a troca de informações com pessoas do mundo todo e o envolvimento com recursos disponibilizados pelos sistemas cognitivos artificiais possibilitam grandes descobertas e inovações.
Referência: ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000.

Palavras Chave: Educação, Tecnologias, Informação

 

METAMORPHOSIS OF LEARNING IN HUGO ASSMANN'S INFORMATION SOCIETY

 

SOUZA, Maria Karine Guasselli de, Master in Education, Graduated in Pedagogy, Professor at Universitary Center Unifacvest

, ,

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

The article concerns the changes that the new information and communication technologies are bringing about in the way of learning and communication between people. The use of media has become a very important resource for teachers to build knowledge in the classroom, contributing to the development of complex thinking. This is not a threat to the teacher's work, but a new way of teaching and learning through teaching with research in which the teacher is no longer a mere transmitter of knowledge to have the responsibility of coordinating the proper use of information technologies , analyzing, filtering and classifying contents that have meaning and contribute to the integral development of people. Furthermore, with the encouragement of public policies and if used properly, new technologies make it possible to reduce social exclusion, increasing the development possibilities of the poorest population. It is necessary to be clear that new communication technologies have provided a change in the educational paradigm in which human beings are no longer passive, mere recipients of ready and finished knowledge, to be active in the process of knowledge construction, that is, they have the autonomy to explore and reflect on different content, in addition to having the opportunity to build new knowledge through networks that enable the exchange of information with other people and contact with the sources of information produced globally. The human mind then starts to build knowledge no longer in an isolated way, but in a cooperative way, where the exchange of information with people from all over the world and the involvement with resources made available by artificial cognitive systems enable great discoveries and innovations.
Reference: ASSMANN, Hugo. The metamorphosis of learning in the information society. Ci. Inf., Brasília, v. 29, no. 2, p. 7-15, May/Aug. 2000.

Key Words: Education, Technologies, Information

Resumo ID 402, enviado por: Maria Karine Guasselli de Souza,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.