A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

 

CORREA, Juliano Macedo, Graduando em Educação Física, Agente de Pesquisa e Mapeamento - IBGE

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física (FURB), Mestre em Ciência da Computação (UFSC) e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada (PUCPR), Coordenador e Professor do curso de Educação Física no Centro Universitário Unifacvest

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RESUMO

Introdução: A obesidade é considerada uma doença crônica multifatorial e de difícil tratamento, pois carrega em sua etiologia muitos significados que por vezes são ignorados, pode causar problemas fisiológicos e emocionais. Nos últimos anos os índices de obesos estão crescendo em grande proporção, sendo esse aumento significado em crianças e adolescentes. O excesso de gordura em crianças pode atrapalhar no desenvolvimento motor e psicomotor, além dos distúrbios psicológicos, que podem se arrastar para a vida adulta. Objetivo: Identificar através de aspectos teóricos e práticos como as aulas de Educação Física Escolar podem auxiliar na prevenção da obesidade infantil. Metodologia: Pesquisa de campo, descritiva e diagnóstica. Farão parte da amostra 30 alunos do 6° e 7° ano na faixa etária de 11 a 12 anos de uma escola particular do município de Lages, S.C. Como instrumento de coleta de dados será realizada a avaliação do Índice de Massa Corporal (GAYA et al, 2021). Os dados serão coletados pelo professor responsável da escola. Todos os protocolos de segurança (Pandemia Covid-19) serão adotados. Os dados serão analisados através de estatística básica (f e %) e serão apresentados na forma de tabelas. O projeto foi enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa CEP e aprovado com número do parecer: 4.901.294 e CAEE: 49827421.0.0000.5616. Resultados esperados: Captar através dos dados de IMC das crianças participantes os índices de obesidade infantil e ressaltar a importância que a Educação Física nas escolas pode ter na sua prevenção. A previsão de execução do projeto é o semestre 2022/1.

Palavras Chave: Educação Física, Obesidade Infantil e Escola

 

THE RELEVANCE OF PHYSICAL EDUCATION IN THE PREVENTION OF CHILD OBESITY IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

 

CORREA, Juliano Macedo, Graduating in Physical Education, IBGE Research and Mapping Agent

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Coordinator and Professor of the Physical Education course at Unifacvest

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ABSTRACT

Introduction: Obesity is considered a multifactorial chronic disease and difficult to treat, as it carries in its etiology many meanings that are sometimes ignored, it can cause physiological and emotional problems. In recent years, obese rates are growing in large proportion, with this increase being significant in children and adolescents. Excess fat in children can impair motor and psychomotor development, in addition to psychological disorders, which can drag on into adulthood. Objective: To identify through theoretical and practical aspects how School Physical Education classes can help in the prevention of childhood obesity. Methodology: Field research, descriptive and diagnostic. The sample will comprise 30 6th and 7th grade students aged 11 to 12 years from a private school in the city of Lages, SC. ​​As a data collection instrument, the evaluation of the Body Mass Index will be carried out (GAYA et al. , 2021). Data will be collected by the responsible teacher of the school. All safety protocols (Pandemia Covid-19) will be adopted. Data will be analyzed using basic statistics (f and %) and will be presented in the form of tables. The project was sent to the CEP Research Ethics Committee and approved with the opinion number: 4,901,294 and CAEE: 49827421.0.0000.5616. Expected results: Capture the childhood obesity rates through the BMI data of the participating children and emphasize the importance that Physical Education in schools can have in its prevention. The project is expected to be executed in the semester 2022/1.

Key Words: Physical Education, Childhood Obesity and School

Resumo ID 37, enviado por: Juliano Macedo Correa,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.