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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PENSAMENTO COMPLEXO
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PEREIRA, Fátima Regina da Silva, Doutora em Geografia, Geógrafa e Professora BIZOTTO, Beatriz, Doutora em Administração, Professora , , , , , , |
RESUMO |
A temática ambiental abrange todas as dimensões da sociedade desde a política, economia até a individualidade dos seres vivos. Desta forma, percebendo a integralidade do mundo e a impossibilidade de compreender os problemas mundiais isoladamente, Edgar Morin propôs uma nova abordagem da realidade que é o pensar complexo. A complexidade passa a ser considerada uma emergência onde precisamos reorganizar o saber para poder relacionar e não mais desassociar a ciência da política e da ideologia que vão estruturar a Educação Ambiental. Na medida em que as relações sociais e históricas vão se compondo, a produção do espaço vai se consolidando expressando cada passo dessas determinações sociais presentes e a Educação Ambiental precisa se adequar aos novos padrões. Estes abrangem desde as relações das classes vigentes na sociedade, dos conflitos de interesse e de objetivos daqueles que a compõem juntamente com os diversos valores que estruturam sua cultura. Com essa nova abordagem, a Educação Ambiental é vista como inacabada e em constante transformação com intervenções de diferentes sistemas de valores sociais e econômicos. Precisa ser analisada através de um complexo de atividades que se interligam e se articulam nas suas mais variadas funções, ou seja: um produto social. Neste contexto, faz-se necessário a revisão dos novos paradigmas conceituais e dos novos valores que animem a reconstrução do mundo, na perspectiva da complexidade, sustentabilidade e da transdisciplinaridade. Este é o objetivo deste trabalho, refletir sobre o processo da Educação Ambiental sob a luz do pensamento complexo de Edgar Morin e a crise da civilização moderna numa visão transdisciplinar. |
Palavras Chave: Espaço Urbano, Complexidade, Transculturalidade, Sociedade |
ENVIRONMENTAL EDUCATION AND COMPLEX THINKING
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PEREIRA, Fátima Regina da Silva, PhD in Geography, Geographer and Teacher BIZOTTO, Beatriz, PhD in Administration, Teacher , , , , , , |
ABSTRACT |
The environmental theme covers all dimensions of society, from politics, economy to the individuality of living beings. Thus, realizing the integrality of the world and the impossibility of understanding world problems in isolation, Edgar Morin proposed a new approach to reality, which is complex thinking. Complexity is now considered an emergency where we need to reorganize knowledge in order to relate and no longer disassociate science from politics and ideology that will structure Environmental Education. As social and historical relations are formed, the production of space is consolidated, expressing each step of these present social determinations and Environmental Education needs to adapt to new standards. These range from class relations in force in society, to conflicts of interest and objectives of those who compose it, together with the various values that structure its culture. With this new approach, Environmental Education is seen as unfinished and in constant transformation with interventions from different social and economic value systems. It needs to be analyzed through a complex of activities that are interconnected and articulated in their most varied functions, that is: a social product. In this context, it is necessary to review new conceptual paradigms and new values that encourage the reconstruction of the world, from the perspective of complexity, sustainability and transdisciplinarity. This is the objective of this work, to reflect on the process of Environmental Education under the light of Edgar Morin's complex thought and the crisis of modern civilization in a transdisciplinary view. |
Key Words: Urban Space, Complexity, Transculturality, Society. |
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Resumo ID 359, enviado por: Fátima Regina da Silva Pereira, Da instituição: UFSC. |