A PATERNAGEM FRENTE AO OLHAR DO PATERNIDADE RESPONSÁVEL

 

DA SILVA, Maria Iolete de Andrade, Graduanda em Psicologia, Acadêmica de Psicologia

BARBOSA, Claudia Waltrick Machado, Mestra em Educação, Graduada em Psicologia e Pedagogia, Psicóloga Clínica e Professora

PEREIRA, Dilmar Ribeiro, Graduado em Ciências Sociais e Psicólogo-Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFACVEST, Mestre em Educação, Especialista em Práticas Psicopedagógicas, Saúde Mental e Psicologia Hospitalar., Professor do Centro Universitário Unifacvest

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RESUMO

CONTEXTO: O estudo discorre sobre a paternagem e seus pressupostos civis, que seguem aos princípios e direitos fundamentais de crianças e adolescentes previstos na Constituição Federal de 1988, bem como, o novo modelo de pai que rompe paradigmas históricos. Inicialmente apresenta-se a visão constitucional da família, destacando-se a dignidade da pessoa humana, da paternidade responsável e do afeto. OBJETIVOS: descrever e refletir sobre a paternidade responsável, abordando a instituição familiar. MÉTODO: define-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de campo, com a realização de entrevistas com profissionais que trabalham no Instituto Paternidade Responsável da cidade de Lages-SC. As entrevistas contaram com roteiro semiestruturado, de perguntas abertas. Após a coleta de dados, utilizou-se uma análise crítica junto aos dados coletados. RESULTADOS: analisa-se a paternidade da prevenção da gravidez ao resgate da dignidade e cidadania, o reconhecimento, a importância do pai e do registro civil. Observou-se dentre os entrevistados discordâncias a respeito ao exercício da paternidade, após o seu reconhecimento, sendo que a maioria aponta a não efetivação desta. Costumeiramente parte da mãe a iniciativa em encontrar o pai. Segundo a equipe de Psicologia, o reconhecimento paterno é um processo difícil para os envolvidos, por criar situações estranhas de convívio entre pessoas que em muitas vezes não mantinham nenhum contato. Quando o (a) filho (a) possui idade mais elevada, as dificuldades em relação a paternidade se intensificam. CONCLUSAO: a Paternidade Responsável tem buscado discutir e refletir sobre um novo conceito, na formação da personalidade e do direcionamento da educação das crianças e adolescentes, que transcende a existência de um núcleo familiar, devendo ser elemento de uma conscientização social. Conclui-se ainda, que as características do pai pesquisado não correspondem com o modelo de pai do ideário da sociedade brasileira.

Palavras Chave: Paternagem. Responsabilidade. Direito.

 

PATERNATION IN THE VIEW OF RESPONSIBLE PATERNITY

 

DA SILVA, Maria Iolete de Andrade, Undergraduate Student in Psychology, Academic in Psychology

BARBOSA, Claudia Waltrick Machado, MSc. in Education, Graduated in Pedagogy and Psychology, Clinical Psychologist and Professor

PEREIRA, Dilmar Ribeiro, Graduated in Social Sciences and Psychologist-Professor of the Psychology Course at UNIFACVEST University Center, Master in Education, Specialist in Psycho-pedagogical Practices, Mental Health and Hospital Psychology., Professor at University Center Unifacvest

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ABSTRACT

CONTEXT: The study discusses paternity and its civil assumptions, which follow the fundamental principles and rights of children and adolescents provided for in the Federal Constitution of 1988, as well as the new father model that breaks historical paradigms. Initially, the constitutional vision of the family is presented, highlighting the dignity of the human person, responsible fatherhood and affection. OBJECTIVES: to describe and reflect on responsible fatherhood, addressing the family institution. METHOD: it is defined as a research with a qualitative approach, in the field, with interviews with professionals who work at the Responsible Paternity Institute in the city of Lages-SC. The interviews had a semi-structured script, with open questions. After data collection, a critical analysis was used with the collected data. RESULTS: paternity is analyzed from pregnancy prevention to the rescue of dignity and citizenship, recognition, the importance of the father and civil registration. It was observed among the interviewees disagreements about the exercise of paternity, after its recognition, and the majority points out its non-effectiveness. Usually the initiative to find the father comes from the mother. According to the Psychology team, paternal recognition is a difficult process for those involved, as it creates strange situations of interaction between people who often had no contact. When the child is older, the difficulties in relation to fatherhood intensify. CONCLUSION: Responsible Paternity has sought to discuss and reflect on a new concept, in the formation of personality and the direction of education for children and adolescents, which transcends the existence of a family nucleus and should be an element of social awareness. It is also concluded that the characteristics of the researched father do not correspond to the father model of the Brazilian society's ideals.

Key Words: Parenting. Responsibility. Law.

Resumo ID 356, enviado por: Dilmar Ribeiro Pereira,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.