EXERCENDO A TRANSDISCIPLINARIDADE NA SALA DE AULA

 

PEREIRA, Fátima Regina da S., Doutora em Engenharia de Produção, Mestra e Graduada em Geografia, Geógrafa e Professora

BIZOTTO, Beatriz Lucia Salvador, Doutora e Mestra em Administração, Graduada em Ciências Contábeis, Professora

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido por alunos juntamente com professores de Geografia e História do Ensino Fundamental, no município de Florianópolis. A proposta foi desenvolver um trabalho transdisciplinar combinando técnicas de pesquisa que recebe o nome de Princípio da Triangulação. Os próprios alunos trabalham primeiramente com a pesquisa de campo através de entrevistas para depois elaborar o registro das atividades que resultou no livro “Exercendo a Transdisciplinaridade na sala de aula”. O processo de pesquisa denominado Princípio da Triangulação é de complementaridade e de articulação até se aproximar do que seria o ponto se saturação na busca dos objetivos elencados. É um retrato fiel da realidade do bairro em torno da unidade educacional onde os alunos tornaram-se investigadores, buscando histórias reais dos moradores antigos, das pessoas que através de suas lembranças contextualizam a transformação do espaço da região. A trajetória da escrita do livro representou um desafio, porque as informações dependiam unicamente da disponibilidade das pessoas em querer relatar suas memórias. As histórias relatadas são reais sobre as pessoas tomadas ao natural, com movimentos espontâneos, mas que precisavam ser registrados e divulgados para serem valorizados.

Palavras Chave: Transdisciplinaridade, Princípio da Triangulação, Prática pedagógica.

 

EXERCISING TRANSDISCIPLINARITY IN THE CLASSROOM

 

PEREIRA, Fátima Regina da S., PhD in Production Engineer, Master and Graduated in Geography, Geographer and Teacher

BIZOTTO, Beatriz Lucia Salvador, Doctor and Master in Administration, Graduated in Accounting, Teacher

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

This work was developed by students together with teachers of Geography and History of Elementary School, in the city of Florianópolis. The proposal was to develop a transdisciplinary work combining research techniques that is called the Triangulation Principle. The students themselves work first with field research through interviews and then prepare a record of the activities that resulted in the book “Exercising Transdisciplinarity in the classroom”. The research process called the Triangulation Principle is one of complementarity and articulation until it approaches what would be the point of saturation in the pursuit of the listed objectives. It is a faithful portrait of the reality of the neighborhood around the educational unit where students became investigators, seeking real stories of the old residents, of the people who, through their memories, contextualize the transformation of the space in the region. The trajectory of writing the book was a challenge, because the information depended solely on people's willingness to share their memories. The stories told are real about people taken naturally, with spontaneous movements, but that needed to be registered and disseminated to be valued.

Key Words: Transdisciplinarity, Triangulation Principle, Pedagogical practice.

Resumo ID 354, enviado por: Fátima Regina da S. Pereira,

Da instituição: UFSC.