PARALISIA CEREBRAL: IMPLICAÇÕES CLÍNICAS E O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA FRENTE À REABILITAÇÃO DA CRIANÇA

 

ZANANDRÉA, Éfany Diély Zanin, Graduanda em Fisioterapia, Acadêmica de Fisioterapia

SARTOR, Jorge Irineu, Mestre em Ciências da Saúde, Professor e Coordenador do curso de fisioterapia

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RESUMO

Introdução: A paralisia cerebral (PC) é definida por um grupo não progressivo de desordens permanentes do movimento e da postura, e é distinguida conforme a extensão do distúrbio motor e principalmente pela caracterização de sinais e sintomas. O fisioterapeuta tem extrema importância no tratamento da criança com PC como um todo. Objetivo: Demonstrar a importância do fisioterapeuta na prevenção e reabilitação da criança com PC, seja na forma funcional ou na inclusão social, podendo contribuir para melhora na qualidade de vida e maior independência para as atividades de vida diária. Métodos: trata-se de uma revisão de literatura realizada através das bases de dados PEDro (Physiotherapy Evidente Database), PubMed (National Library of Medicine), e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Resultados e discussão: O comprometimento neuromotor na PC envolve partes distintas do corpo, resultando em classificações dos subtipos relacionados a base da lesão e sua gravidade e algumas intervenções envolvem aplicações de toxina botulínica, treino de marcha e uso de órteses, apresentando resultados positivos. Conclusão: A fisioterapia previne deformidades na criança com PC, prepara para uma função, mantém as já existentes ou as aprimora, trabalhando sempre com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e as atividades de vida diárias.

Palavras Chave: Paralisia Cerebral. Fisioterapia. Tratamento.

 

CEREBRAL PALSY: CLINICAL IMPLICATIONS AND THE ROLE OF THE PHYSIOTHERAPIST IN CHILD REHABILITATION

 

ZANANDRÉA, Éfany Diély Zanin, Undergraduate Student in Physiotherapy, Academic in Physiotherapy

SARTOR, Jorge Irineu, Master in human health sciences , Teacher and physiotherapy course coordinator

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ABSTRACT

Introduction: Cerebral palsy (CP) is defined as a non-progressive group of permanent disorders of movement and posture, and is distinguished according to the extension of the motor disorder and mainly by the characterization of signs and symptoms. The physiotherapist is extremely important in the treatment of children with CP as a whole. Objective: To demonstrate the importance of physical therapists in preventing and rehabilitating children with CP, whether functionally or socially, contributing to an improvement in quality of life and greater independence in activities of daily living. Methods: this is a literature review performed using the PEDro (Physiotherapy Evident Database), PubMed (National Library of Medicine), and SciELO (Scientific Electronic Library Online) databases. Results and discussion: Neuromotor impairment in CP involves distinct parts of the body, resulting in classifications of subtypes related to the base of the injury and its severity, and some interventions involve applications of botulinum toxin, gait training and use of orthotics, with positive results. Conclusion: Physiotherapy prevents deformities in children with CP, prepares them for a function, maintains existing ones or improves them, always working with the aim of improving quality of life and daily activities.

Key Words: Cerebral Palsy. Physiotherapy. Treatment.

Resumo ID 352, enviado por: Éfany Diély Zanin Zanandréa,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.