POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESPORTE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

 

BECKERT, Charles Max., Graduando do Curso de Educação Física., Acadêmico de Educação Física

RODRIGUES, Renato., Mestre em Sociologia Política, Graduado em Pedagogia, Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão

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RESUMO

Introdução: O esporte tinha uma natureza “simplista”, visando, sobretudo, a diversão e distinção social. No século XIX, as práticas esportivas foram sendo inseridas pela elite letrada, a qual buscava outras maneiras de desfrutar os momentos de lazer e recreação sem que estes remetessem ao período colonial e à escravidão. Objetivo: Pesquisar sobre as Políticas Públicas para o esporte brasileiro. Metodologia: Atividade da disciplina de Políticas Públicas na Educação. Após a leitura do material de apoio da disciplina foram produzidos os textos sobre os tópicos elencados previamente pelo professor da disciplina. Resultados: A intervenção do Estado no esporte ocorreu no período do Estado Novo, onde houve a intervenção estatal que atingiu a todos os indivíduos e também o esporte. A partir de 1980, muitos acontecimentos marcam o Brasil, como a promulgação da Constituição Federal de 1988 que buscava recuperar os direitos perdidos na ditadura militar. O país passou por mudanças sociais e políticas, o que afetou o esporte e suas práticas. O esporte passou a ser um “direito de todos”. O século XXI trouxe muitas transformações no cenário esportivo. Com a eleição de Lula, em 2002, tivemos um Ministério focado na prática esportiva. O Brasil recebeu a Copa do Mundo de Futebol Masculino e os Jogos Olímpicos de Verão. O profissional de Educação Física adquire um papel expressivo e versátil, podendo atuar na gestão pública esportiva, cargos técnicos, professor de Educação Física, orientador de atividades físicas ou na iniciativa privada com parceiras com Poder Público, como clubes e academias. Conclusão: O esporte evoluiu ao longo de sua trajetória no Brasil e começou a ter um interesse maior em função de seus benefícios. O profissional de Educação Física deve conhecer e compreender de que forma estes processos transformaram a prática esportiva e o seu dinamismo, a fim de refletir a relevância da influência estatal e de sua relação com o esporte ao longo de todo esses anos.

Palavras Chave: Políticas Públicas. Educação Física. Esporte.

 

PUBLIC POLICIES IN PHYSICAL EDUCATION: SPORT AND PUBLIC POLICIES IN BRAZIL

 

BECKERT, Charles Max., Undergraduate Student in Physical Education , Academic in Physical Education

RODRIGUES, Renato., Master in Political Sociology, Graduated in Pedagogy, Pro-Rector of Research and Extension

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ABSTRACT

Introduction: The sport had a “simplistic” nature, aiming, above all, for fun and social distinction. In the nineteenth century, sports practices were introduced by the literate elite, which sought other ways to enjoy leisure and recreation moments without referring to the colonial period and slavery. Objective: Research on Public Policies for Brazilian sport. Methodology: Activity of the discipline of Public Policies in Education. After reading the course support material, texts were produced on the topics previously listed by the course teacher. Results: State intervention in sport took place during the Estado Novo period, when there was state intervention that reached all individuals and also sport. From 1980 onwards, many events marked Brazil, such as the promulgation of the Federal Constitution of 1988, which sought to recover the rights lost in the military dictatorship. The country went through social and political changes, which affected the sport and its practices. Sport became a “right for everyone”. The 21st century brought many changes to the sports scene. With Lula's election, in 2002, we had a Ministry focused on sports practice. Brazil hosted the Men's Soccer World Cup and the Summer Olympic Games. The Physical Education professional acquires an expressive and versatile role, being able to work in public sports management, technical positions, Physical Education teacher, physical activity advisor or in private initiative with partnerships with the government, such as clubs and gyms. Conclusion: The sport evolved throughout its trajectory in Brazil and began to have a greater interest due to its benefits. The Physical Education professional must know and understand how these processes have transformed the practice of sports and its dynamism, in order to reflect the relevance of the state influence and its relationship with sport throughout these years.

Key Words: Public Policies. PE. Sport

Resumo ID 345, enviado por: Charles Max Beckert,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.