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NOVO CONSTITUCIALISMO LATINO-AMERICANO COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL
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LIMA, Karina Amoêdo, Mestranda e Graduada em Direito, Advogada , , , , , , , , |
RESUMO |
O marco inicial do pensamento sobre a relação do homem com a natureza se deu na Idade Média, onde antropocentrismo é o ideal dominante. Como o seu nome denuncia, tinha-se o ser humano como centro do universo e sua referência absoluta de valores (MILARÉ, 2014, p. 106). Nessa época deu-se início à globalização da dominação da natureza, com a expansão europeia no mundo, significando, aos povos indígenas, sua escravização, genocídio, aculturação e exploração de seus recursos naturais. A concepção antropocêntrica deu lugar ao pensamento biocêntrico, reconhecendo, a partir de então, a existência de deveres dos seres humanos para com as diferentes formas de vida. Não mais se admitiria a justificativa da vida do ser humano como motivo para ignorar ou desrespeitar a existência de outros seres vivos (ALMEIDA, 2005, p. 97), já que o homem é tão somente uma parte do ecossistema. Contudo, a concepção proposta pelo Biocentrismo não perdurou em razão de se restringir à proteção de apenas um elemento da biosfera (MILARÉ, 2014, p. 108). O atual e seguinte paradigma, o Ecocentrismo, inova ao redimensionar o lugar do humano nas relações com os demais seres vivos e a todos os outros elementos presentes na natureza. Esse novo modelo passa a entender a Terra como uma totalidade constituída de partes que se inter-relacionam; repercutindo em todos os seus aspectos protecionistas, inclusive o direito de suas expressões materiais e processuais. O Ecocentrismo influenciou, entre outros instrumentos normativos, a Carta da Natureza das Nações Unidas de 1982 e as constituições do Equador (1998), Venezuela (1999), e Bolívia (2006-2007/2009). Essas inovações implementadas na América Latina constituem verdadeira inovação evolutiva para a concepção do ambiente, primando pela manutenção povos indígenas e saberes ancestrais, deixando claro que a convivência e responsabilidade social comportam responsabilidade social ética a todos os elementos inerentes à sustentabilidade. |
Palavras Chave: Neoconstitucionalismo. América Latina. Direitos da Natureza. |
NEW LATIN AMERICAN CONSTITUCIALISM AS A MEANS OF PROMOTING SOCIAL AND ENVIRONMENTAL JUSTICE
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LIMA, Karina Amoêdo, Master Student and Graduated in Law , Lawyer , , , , , , , , |
ABSTRACT |
The starting point for thinking about the relationship between man and nature took place in the Middle Ages, where anthropocentrism is the dominant ideal. As its name implies, the human being was the center of the universe and its absolute reference of values (MILARÉ, 2014, p. 106). At that time, the globalization of the domination of nature began, with the European expansion in the world, meaning, to indigenous peoples, their enslavement, genocide, acculturation and exploitation of their natural resources. |
Key Words: Neoconstitutionalism. Latin America. Rights of Nature. |
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Resumo ID 333, enviado por: Karina Amoêdo Lima, Da instituição: Centro Universitário Unifacvest. |