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LAZER E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
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STAUDT, Clouvas Alexandre Ramires, Graduando em Educação Física, Acadêmico de Educação Física
RODRIGUES, Renato., Pedagogo (FURB/UNIDAVI), Psicopedagogo (UNIDAVI), Mestre em Sociologia Política (UFSC), Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACVEST. , Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão
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RESUMO |
RESUMO
Este resumo tem o intuito de mostrar o cenário das políticas públicas envolvendo o lazer,
e a importância disso para o bem da sociedade brasileira. Conhecer os direitos que o
Estado deve garantir, e compreender o que isso reflete na atuação do profissional de
Educação Física. Foram realizadas, pesquisas, através do livro “Políticas Públicas na
Educação Física”, na disciplina de “Políticas Públicas em Educação”. Existem duas
dimensões de lazer, a objetiva (do tempo livre) e a subjetiva ( relacionada à satisfação e
ao prazer). O lazer tem um papel fundamental para a formação humana, pois ele tem um
potencial formador e transformador, e o Estado é o ente responsável para garantir direitos
iguais as pessoas de frequentarem os espaços públicos e culturais. Segundo Reis e
Starepravo (2008), uma política atuante e comprometida com a realidade do lazer no país,
deviam se concretizar fundamentalmente em três vias: disponibilização, acessibilidade
e educação. A ampliação da atuação do Estado no campo das políticas públicas de lazer,
que culminaram com o reconhecimento do direito de todos ao lazer na Constituição
Federal de 1988. O profissional de Educação Física deve entender os fenômenos da
política que envolve sua área, pois a saúde e a qualidade de vida estão diretamente ligadas
ao lazer, políticas públicas e a prática de exercícios físicos. Concluindo, que de toda
forma, constatamos que o lazer, na interface com as políticas públicas, é um espaço
privilegiado de atuação do profissional de Educação Física, que deve ter uma formação
ampla e crítica sobre as possibilidades do lazer também como um direito e espaço de
formação do ser humano. |
Palavras Chave: Lazer. Políticas. Educação. Formação. |
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LEISURE AND PUBLIC POLICIES IN BRAZIL
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STAUDT, Clouvas Alexandre Ramires, Undergraduate Physical Education Degree, Academic in Physical Education
RODRIGUES, Renato., Pedagogue (FURB/UNIDAVI), Psychopedagogist (UNIDAVI), Master in Political Sociology (UFSC), Pro-Rector of Research and Extension of the UNIFACVEST University Center., Pro-Rector of Research and Extension
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ABSTRACT |
ABSTRACT
This summary is intended to show the scenario of public policies involving leisure, and
the importance of this for the good of Brazilian society. Know the rights that the State
must guarantee, and understand what this reflects on the performance of the Physical
Education professional. Research was carried out through the book “Public Policies in
Physical Education”, in the subject of “Public Policies in Education”. There are two
dimensions of leisure, the objective (free time) and the subjective (related to satisfaction
and pleasure). Leisure has a fundamental role in human development, as it has a formative
and transforming potential, and the State is responsible for guaranteeing equal rights for
people to attend public and cultural spaces. According to Reis and Starepravo (2008), a
policy that is active and committed to the reality of leisure in the country should
fundamentally materialize in three ways: availability, accessibility and education. The
expansion of the State's performance in the field of public leisure policies, which
culminated in the recognition of everyone's right to leisure in the Federal Constitution of
1988. Physical Education professionals must understand the phenomena of the policy that
involves their area, as health and quality of life are directly linked to leisure, public
policies and the practice of physical exercise. In conclusion, in any case, we find that
leisure, in the interface with public policies, is a privileged space for the performance of
Physical Education professionals, who must have a broad and critical training on the
possibilities of leisure as a right and space. of formation of the human being. |
Key Words: Leisure. Policies. Education. Formation. |
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Resumo ID 320, enviado por: Clouvas Alexandre Ramires Staudt,
Da instituição: Centro Universitário Unifacvest. |