|
PRÁTICA E TEORIA NO AMBIENTE ESCOLAR
|
LIET, Camila Aparecida, Graduanda em Educação Física, Acadêmica de Educação Física , , , , , , , , |
RESUMO |
Introdução: Teoria e prática se relacionam na formação do licenciado em educação física. Conhecer a realidade e a rotina da sua profissão contribui para que a formação inicial seja de qualidade e aproxime o acadêmico de sua futura profissão. Objetivo: Observar as aulas de Educação Física de uma escola pública estadual do município de Lages, SC. Metodologia: Atividade da disciplina de Prática Pedagógica. Utilizou-se um protocolo de coleta de dados com informações sobre as aulas e a interação ente alunos e professor. Resultados: Foram observadas 3 aulas de Educação Física. Pôde-se concluir que ser professor não é tarefa fácil, pois a escola é marcada por ser um ambiente complexo, onde alunos de diferentes realidades se encontram em um mesmo lugar e cabe ao professor trabalhar de forma equitativa, desenvolvendo e aplicando metodologias de ensino que tenham como finalidade desenvolver nos alunos o conhecimento, sendo este, sem dúvidas, um grande desafio. Dessa forma, a prática de observação se apresenta como etapa indispensável na formação inicial do professor, pois permite ao licenciando observar a maneira como a escola está organizada, quais seus objetivos e como impacta diretamente na vida dos alunos, além de proporcionar uma leitura acerca das metodologias de ensino utilizadas pelo professor, dando início, portanto, a sua própria prática. Conclusão: A atividade realizada alcançou os objetivos no sentido de proporcionar vivências que auxiliaram na formação acadêmica. As aulas observadas serviram como experiência para o período de estágio que segue nas fases mais adiantadas do curso. O professor demostrou domínio e interação com os alunos. |
Palavras Chave: Educação Física, Prática e Observação |
PRACTICE AND THEORY IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
|
LIET, Camila Aparecida, Undergraduate in Physical Education, Academic in Physical Education , , , , , , , , |
ABSTRACT |
Introduction: Theory and practice are related in the formation of graduates in physical education. Knowing the reality and routine of their profession contributes to quality initial training and bringing students closer to their future profession. Objective: To observe Physical Education classes at a state public school in the city of Lages, SC. Methodology: Activity of the Pedagogical Practice discipline. A data collection protocol was used with information about classes and interaction between students and teacher. Results: 3 Physical Education classes were observed. It was concluded that being a teacher is not an easy task, as the school is characterized by being a complex environment, where students from different realities are in the same place and it is up to the teacher to work in an equitable manner, developing and applying teaching methodologies that aim to develop knowledge in students, which is, without a doubt, a great challenge. Thus, the practice of observation presents itself as an indispensable stage in the initial teacher education, as it allows the licentiate to observe how the school is organized, what its objectives are and how it directly impacts the lives of students, in addition to providing a reading about the teaching methodologies used by the teacher, thus initiating their own practice. Conclusion: The activity carried out achieved the objectives in terms of providing experiences that helped in academic training. The classes observed served as an experience for the internship period that follows in the later stages of the course. The teacher demonstrated mastery and interaction with students. |
Key Words: Physical Education, Practice and Observation |
|
Resumo ID 298, enviado por: Camila Aparecida Liet, Da instituição: Centro Universitário Unifacvest. |