HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FISICA: HISTÓRIA VIVA

 

PEREIRA, Josué, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: A prática de atividades físicas sempre esteve presente na vida do homem, desde os tempos mais remotos. A Educação Física – EF se desenvolveu e ampliou sua área de atuação. Da escola à área da saúde, formar um profissional competente é o objetivo dos cursos superiores, sendo necessário o intercâmbio de conhecimentos entre o acadêmico e sua área de atuação. Objetivo: Entrevistar um profissional de EF, conhecer sua trajetória no esporte e suas experiências ao longo da carreira. Metodologia: O trabalho fez parte da disciplina de História da EF. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma pessoa ligada a área. O profissional aceitou que os dados fossem utilizados para a produção de um resumo científico. Resultados: Nome do profissional: Luiz Felipe Marcon, Natural de Lages/SC, idade 28 Anos. Possui Licenciatura em EF pelo Centro Universitário UNIFACVEST/2020. Trabalha no colégio Bom Jesus de Lages SC, é professor de EF do 1º ao 4º ano. É proprietário da empresa HIDROHIT onde também é instrutor de hidroginástica. Abriu a empresa a um ano e dois meses, para atender pessoas que sofrem com dores crônicas no corpo e devolver a elas qualidade de vida. O público alvo é a terceira idade. Foi atleta de voleibol, chegando à final dos jogos escolares de Santa Catarina (JESC) no ano de 2019, esporte que continua praticando. Na 6ª fase da faculdade atuou como árbitro em diversas modalidades. O profissional acredita que a educação física é importante na escola, na formação da criança e do adolescente e está relacionada ao seu desenvolvimento. Fica satisfeito em ensinar e ver o aluno progredindo e desenvolvendo suas habilidades. Conclusão: O profissional mesmo sendo recém formado, já é empreendedor na área. Atua no magistério e na área da saúde. Até se formar teve participações importantes no esporte na faculdade competindo e como juiz nas competições escolares. Agradecemos ao profissional pelos momentos de aprendizado e orientação proporcionados.

Palavras Chave: História. Educação Física. Docência

 

HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: LIVING HISTORY

 

PEREIRA, Josué, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education Course UNIFACVEST, Physical Education Teacher of Basic Education

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: The practice of physical activities has always been present in man's life, since ancient times. Physical Education – EF has developed and expanded its area of expertise. From school to health, training a competent professional is the objective of higher education courses, requiring the exchange of knowledge between academics and their area of expertise. Objective: To interview a PE professional, learn about his career in the sport and his experiences throughout his career. Methodology: The work was part of the EF History course. A semi-structured interview was carried out with a person connected to the area. The professional accepted that the data were used to produce a scientific summary. Results: Professional name: Luiz Felipe Marcon, Born in Lages/SC, age 28 years. He has a degree in PE from Centro Universitário UNIFACVEST/2020. He works at Bom Jesus de Lages SC, he is a PE teacher from the 1st to the 4th year. He owns the company HIDROHIT where he is also an aqua gym instructor. He started the company a year and two months ago, to assist people who suffer from chronic pain in the body and to restore their quality of life. The target audience is the elderly. He was a volleyball athlete, reaching the final of the Santa Catarina School Games (JESC) in 2019, a sport he continues to practice. In the 6th phase of college he acted as a referee in several disciplines. The professional believes that physical education is important at school, in the formation of children and adolescents and is related to their development. He is happy to teach and see the student progress and develop their skills. Conclusion: Even though the professional is newly graduated, he is already an entrepreneur in the area. He works in teaching and in the health area. Until he graduated he had important participations in sport in college competing and as a judge in school competitions. We thank the professional for the moments of learning and guidance provided.

Key Words: History. PE. Teaching.

Resumo ID 283, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.