EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL:POLÍTICAS PÚBLICAS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

RIBEIRO, Cleusemeri Antunes, Graduanda em Educação Física, Acadêmica de Educação Física

, ,

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Este resumo tem por objetivo apresentar a importância da atuação do profissional em Educação Física no cenário acadêmico na atualidade. As discussões sobre o campo profissional focaram nos saberes da prática e da experiência docente, na necessidade da reforma curricular, na avaliação da formação profissional e na ideia de elaboração de um projeto pedagógico com um novo desenho para o curso de Educação Física, sabendo que é um componente curricular obrigatório na educação básica. Para compreender como as políticas educacionais integram a área, precisamos também entender que elas estão ligadas às políticas nacionais da educação. Na década de 1990, a Educação Física na escola passou a ser vista sob novos prismas, estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, contando com algumas abordagens pedagógicas, sociológicas e filosóficas.

Palavras Chave: Educação, Atuação Profissional, Projeto Pedagógico.

 

PHYSICAL EDUCATION, POLICY AND PROFESSIONAL PERFORMANCE: PUBLIC POLICIES AND PROFESSIONAL PERFORMANCE IN PHYSICAL EDUCATION

 

RIBEIRO, Cleusemeri Antunes, Undergraduate in Physical Education, Academic in Physical Education

, ,

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

This summary aims to present the importance of the role of the professional in physical education in the academic scenario today. Discussions about the professional field focused on knowledge of practice and teaching experience, the need for curriculum reform, the assessment of professional training and the idea of ​​developing a pedagogical project with a new design for the Physical Education course, knowing that it is a mandatory curriculum component in basic education. To understand how educational policies integrate the area, we also need to understand that they are linked to national education policies. Pedagogical, sociological and philosophical approaches

Key Words: Education, Professional Practice, Pedagogical Project.

Resumo ID 265, enviado por: Cleusemeri Antunes Ribeiro,

Da instituição: Centro universitario Unifacvest.