A PRÁTICA DA INICIAÇÃO ESPORTIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

 

MORAIS, Tiago, Graduando de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 8ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: A iniciação esportiva é definida como a fase em que a criança inicia o aprendizado sobre os esportes, de forma orientada e estruturada. No ambiente escolar, trabalhar a iniciação esportiva corretamente, respeitar as características da criança e seu ritmo de aprendizado pode auxiliar o professor de Educação Física no andamento das aulas. Objetivo: Pesquisar a prática da iniciação esportiva nas aulas de Educação Física. Metodologia: Pesquisa de campo descritiva e diagnóstica, realizada com os quatro professores da rede municipal de Cerro Negro, SC. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas. Os resultados foram analisados e apresentados por meio da estatística básica (f e %). O projeto foi aprovado pelo CEP com parecer no. 4.193.468. Resultados: (n=2, 40%) dos professores atuam na Educação Infantil e (n=3, 60%) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (n=1, 25%) desenvolvem atividades coletivas e (n=3, 75%) buscam desenvolver atividades individuais e coletivas. Todos os professores diversificam as modalidades esportivas trabalhadas. (n=3, 75%) responderam que consideram o esporte como ferramenta de ensino. Todos responderam que seus alunos apresentaram melhoras nas habilidades e capacidades físicas, segundo suas observações. (n=3, 75%) relatam possuir conhecimentos adequados sobre a iniciação esportiva. (n=2, 50%) possuem conhecimento sobreo conceito de esportes segundo a BNCC. (n=3, 75%) responderam possuir parcialmente os materiais necessários para a iniciação esportiva em suas aulas. Conclusão: Os dados coletados apontam em relação a prática da iniciação esportiva em suas aulas, que a maioria dos professores concordam que o esporte é uma ferramenta de ensino e também sobre a importância de desenvolver atividades coletivas e individuais para o desenvolvimento do aluno.

Palavras Chave: Iniciação Esportiva. Educação Física Escolar. Avaliação.

 

THE IMPORTANCE OF SPORTS INITIATION FOR PHYSICAL EDUCATION CLASSES

 

MORAIS, Tiago, Undergraduate in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 9th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, ,

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: Sports initiation is defined as the phase in which the child starts learning about sports, in an oriented and structured way. In the school environment, working on sports initiation correctly, respecting the child's characteristics and their learning pace can help the Physical Education teacher in the course of classes. Objective: Research the practice of sports initiation in Physical Education classes. Methodology: Descriptive and diagnostic field research, carried out with four teachers from the municipal network of Cerro Negro, SC. For data collection, a questionnaire with closed questions was applied. The results were analyzed and presented using basic statistics (f and %). The project was approved by the CEP with opinion no. 4.193.468. Results: (n=2, 40%) of the teachers work in Kindergarten and (n=3, 60%) in the Early Years of Elementary School. (n=1, 25%) develop collective activities and (n=3,75%) seek to develop individual and collective activities. All teachers diversify the sports modalities worked. (n=3, 75%) answered that they consider sport as a teaching tool. All responded that their students showed improvements in physical skills and abilities, according to their observations. (n=3, 75%) reported having adequate knowledge about sports initiation. (n=2, 50%) have knowledge about the concept of sports according to the BNCC. (n=3, 75%) answered that they partially had the necessary materials for sports initiation in their classes. Conclusion: The collected data indicate, in relation to the practice of sports initiation in their classes, that most teachers agree that sport is a teaching tool and also about the importance of developing collective and individual activities for the student's development.

Key Words: Sports Initiation. School Physical Education. Evaluation.

Resumo ID 190, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.