ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

 

DOS SANTOS, Istefani Terezinha Moreira, Graduanda em Fisioterapia, Acadêmica de Fisioterapia

SARTOR, Irineu Jorge, Mestre Ciências da Sáude Humana, Coordenador do Curso de Fisioterapia

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RESUMO

Introdução: A Síndrome de Down é a alteração genética de maior ocorrência em todo o mundo, consiste em alteração cromossômica causadora de deficiência intelectual, caracterizada pela presença de um cromossomo extra no par 21, entre outras formas. É caracterizada como condição genética, que leva seu portador a apresentar uma série de características físicas e mentais específicas. O desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com Síndrome de Down necessita de estímulos para aumentar seu potencial, e quando esses estímulos são fornecidos de forma adequada nas fases iniciais, os resultados muitas vezes são alcançados precocemente, proporcionando um repertório neuropsicomotor mais abrangente. Objetivo: O objetivo deste trabalho é investigar e demonstrar a abordagem fisioterapêutica na estimulação precoce em crianças com Síndrome de Down. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura, onde a busca de artigos científicos para realização desse estudo aconteceu entre agosto e outubro de 2021. Resultados: A importância da estimulação precoce para crianças com síndrome de Down é evidente, sendo a fisioterapia essencial nos primeiros anos de vida. A técnica Shantala é a mais utilizada, além dela outras técnicas associadas a ela, o que tem um impacto positivo no desenvolvimento geral das crianças avaliadas. Conclusão: Os resultados mais positivos ocorreram quando há associação de técnicas e participação ativa dos pais durante as sessões de fisioterapia assim agregando conhecimento destes e continuidade do tratamento em casa.

Palavras Chave: Síndrome de Down. Fisioterapia. Desenvolvimento. Estimulação Precoce.

 

PHYSIOTHERAPEUTIC APPROACH TO EARLY STIMULATION IN CHILDREN WITH DOWN SYNDROME.

 

DOS SANTOS, Istefani Terezinha Moreira, Undergraduate Student in Physiotherapy, Academic in Physiotherapy

SARTOR, Irineu Jorge, Master of Human Health Sciences, Physiotherapy Course Coordinator

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ABSTRACT

Introduction: Down Syndrome is the most common genetic alteration in the world, it is a chromosomal alteration that causes intellectual disability, characterized by the presence of an extra chromosome in pair 21, among other forms. It is characterized as a genetic condition, which leads its bearer to present a series of specific physical and mental characteristics. The motor and cognitive development of children with Down's Syndrome needs stimuli to increase their potential, and when stimuli are adequately provided in the early stages, results are often achieved early, providing a more extensive neuropsychomotor repertoire. Objective: The aim of this work is to investigate and demonstrate a physical therapy approach in early stimulation in children with Down syndrome. Methodology: This is a literature review, where the search for scientific articles to carry out this study took place between August and October 2021. Results: The importance of early stimulation for children with Down syndrome is evident, with physical therapy being essential in the first years of life. The Shantala technique is the most used, in addition to other techniques associated with it, which has a positive impact on the general development of the evaluated children. Conclusion: The most positive results occurred when there is an association of technique and active participation of parents during physical therapy sessions, as well as adding knowledge of these continuation of treatment at home.

Key Words: Down's syndrome. Physical therapy. Development. Early Stimulation.

Resumo ID 184, enviado por: Istefani Terezinha Moreira dos Santos,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.