CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A DANÇA ESCOLAR

 

OLIVEIRA, André Farias de, Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFACVEST. Mestrando em Práticas Transculturais pelo Centro Universitário UNIFACVEST., Professor de Educação Física Licenciado da Educação Básica do município de São José do Cerrito, SC

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

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RESUMO

Introdução: a dança é um dos conteúdos propostos na grade de Educação Física Escolar. Ela contribui para a formação integral dos alunos, pois estimula a lateralidade, conhecimento sobre o esquema corporal, o equilíbrio dentre vários outros benefícios advindos de sua prática. Objetivo: pesquisar o nível de conhecimento dos professores de Educação Física sobre a Dança escolar. Metodologia: pesquisa de campo, descritiva e diagnóstica, onde foram entrevistados 8 professores de Educação Física do município de São José do Cerrito, SC, 1 professor de escola da rede municipal, 6 professores da rede estadual e um professor que trabalha na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, os dados coletados foram analisados através de estatística básica (f e %) e apresentados na forma de tabelas. Resultados: a maioria dos professores possui ensino superior completo, 50% do sexo feminino e 50% do masculino e a maioria trabalha no cargo de professor ACT; todos tiveram a disciplina de dança na graduação; 50% teve algum curso de dança além da faculdade. Todos os professores ministram a dança e se sentem capazes em trabalhar em sua aulas; buscam bibliografia sobre a dança e na maioria das vezes a ministram em época de festa junina. A maioria dos professores opta em passar modalidades esportivas em suas aulas ao invés da dança. Conclusão: Conclui-se que o conhecimento sobre a modalidade de Dança na escola pelos professores de Educação Física é de suma importância para o desenvolvimento motor, afetivo e social dos alunos e que os professores devem ministrá-la em suas aulas pois é um dos conteúdos a serem trabalhados na Educação Física Escolar. Os professores precisam dar continuidade a sua formação buscando cursos, especializações seja na área da dança como em qualquer outra área dentro da Educação Física.

Palavras Chave: Dança. Educação Física. Avaliação.

 

KNOWLEDGE OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS ABOUT SCHOOL DANCE

 

OLIVEIRA, André Farias de, Graduated in Physical Education from Centro Universitário UNIFACVEST. Master's student in Transcultural Practices at Centro Universitário UNIFACVEST., Physical Education Teacher Licensed Basic Education in the city of São José do Cerrito, SC

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education Course UNIFACVEST, Physical Education Teacher of Basic Education

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ABSTRACT

Introduction: dance is one of the contents proposed in the School Physical Education grid. It contributes to the integral formation of the students, as it stimulates laterality, knowledge about the corporal scheme, the balance among several other benefits coming from its practice. Objective: to investigate the level of knowledge of physical education teachers about school dance. Methodology: descriptive and diagnostic field research, where 8 teachers of Physical Education in the city of São José do Cerrito, SC, 1 school teacher of the municipal network were interviewed, 6 teachers from the state network and a teacher working at APAE of Parents and Friends of the Exceptional). The data collection instrument was a questionnaire with open and closed questions, the collected data were analyzed through basic statistics (f and %) and presented in the form of tables. Results: most of the teachers have completed higher education, 50% female and 50% male, and most of them work as teachers of ACT; all had undergraduate dance discipline; 50% had some dance course beyond college. All teachers teach dance and feel able to work in their classrooms; they look for bibliography about the dance and most of the times they minister it in time of celebration June. Most teachers choose to play sports in their classes instead of dancing. Conclusion: It is concluded that the knowledge about the modality of Dance in the school by the Physical Education teachers is of paramount importance for the motor, affective and social development of the students and that the teachers must teach it in their classes as it is one of the contents to be worked on in School Physical Education. Teachers need to continue their training by pursuing courses, specializations in the area of dance as in any other area within Physical Education.

Key Words: Dance. Physical Education. Evaluation.

Resumo ID 167, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.