PROJETO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR-ENSINO REGULAR

 

LIET, Camila Aparecida, Graduanda em Educação Física, Acadêmica de Educação Física

MORTARI, Eliane Bianchini, Graduanda em Educação Física, Acadêmica de Educação Física

RIBEIRO, Letícia, Graduanda em Educação Física, Acadêmica de Educação Física

, ,

, ,

RESUMO

A pesquisa feita neste artigo trata-se de uma entrevista direcionada há um profissional atuante
em uma escola pública de ensino regular, com o intuito de conhecermos mais afundo as
experiências e dificuldades vividas no cotidiano escolar. O tema abordado para a elaboração do
artigo, foi a inclusão da criança com autismo em escolas de ensino regular. Quando abordamos
o tema do processo de inclusão escolar de crianças com autismo, imediatamente nos vem em
mente o papel do professor neste processo, visto que ele é o principal mediador da
aprendizagem dos alunos. Com base neste tema, o artigo tem como objetivo principal conhecer
melhor o papel do educador neste processo de inclusão. Participou desta pesquisa uma
Professora da rede pública de ensino do município de Lages-SC, feita através de perguntas
objetivas respondidas pela mesma através de um questionário. De uma forma geral, o resultado
da pesquisa nos mostra a importância de o profissional estar preparado e em constante
aperfeiçoamento para melhor atender as necessidades do aluno, e assim efetivar a aprendizagem
da melhor maneira possível.

Palavras Chave: Inclusão, Autismo, Professor.

 

PROJECT FOR THE INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN THE SCHOOL ENVIRONMENT-REGULAR EDUCATION

 

LIET, Camila Aparecida, Undergraduate in Physical Education, Academic in Physical Education

MORTARI, Eliane Bianchini, Undergraduate in Physical Education, Academic in Physical Education

RIBEIRO, Letícia, Undergraduate in Physical Education, Academic in Physical Education

, ,

, ,

ABSTRACT

The research carried out in this article is an interview directed to a professional working in a
public school of regular education, with the intention of knowing more deeply the experiences
and difficulties lived in the school routine. The topic addressed for the preparation of the article
was the inclusion of the child with autism in regular schools. When we approach the topic of
the school inclusion process of children with autism, the role of the teacher in this process
immediately comes to mind, since he is the main mediator of student learning. Based on this
theme, the article's main objective is to better understand the role of the educator in this
inclusion process. A teacher from the public school system of the city of Lages-SC participated
in this research, asked through objective questions answered by the same through a
questionnaire. In general, the result of the research shows us the importance of the professional
being prepared and constantly improving to better meet the needs of the student, and thus effect
learning in the best possible way.

Key Words: Inclusion, Autism, Teacher.

Resumo ID 161, enviado por: Letícia Ribeiro,

Da instituição: Centro Univesitário Unifacvest.