PERFIL DO ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA DE ADAPTAÇÕES ORGÂNICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO

 

GARCIA, Poliana Correa, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

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RESUMO

Introdução: Para a qualidade de vida tanto na perspectiva individual quanto social, o estilo de vida é um importante fator, pois influencia no aspecto psíquicos, físicos, sociais e ambientais. Objetivo: Realizar a leitura de um artigo científico com conceitos relacionados a disciplina de Adaptações Orgânicas ao Exercício Físico buscando identificar as partes que o compõem e refletir sobre a formação inicial do profissional de educação física. Metodologia: Foi selecionado um dos artigos sugeridos pelo professor da disciplina de adaptações Orgânicas ao Exercício Físico da primeira fase. O artigo é um Trabalho de Conclusão do Curso do semestre 2016 do curso de Educação Física, com objetivo de avaliar o perfil de estilo de vida individual dos alunos do ensino médio de uma escola pública do município Urubici/SC, onde 43 alunos participaram a pesquisa. Utilizou-se o Pentáculo do Bem Estar (NAHAS, 2010). Resultados: Nutrição (n=33, 25,6%) Nunca (0) ou Às Vezes (1) (n=44, 34,1%) adota um estilo saudável. Atividade Física: (n=40, 31%) Nunca (0) praticam atividade física e (n=32, 24,8%) praticam Às Vezes (1). Comportamento Preventivo - CP: (n=19, 14,7%) Quase Sempre (2) e (n=77, 59,7%) Sempre (3) tem CP. Relacionamento Social - RS: (n=32, 24,8%) Quase Sempre (2) e (n=47, 36,4%) Sempre (3) controla o RS. Controle do Estresse: (n=26, 20,2%) Quase Sempre (2) e (n=38, 29,5%) Sempre (3) controlam. Conclusão do artigo: Os itens de nutrição e atividade física precisam ser revistos. Análise e reflexão: Através da leitura conseguimos refletir que o Estilo de Vida dos alunos é importante, e que a Atividade Física influencia na qualidade de vida. A Educação Física tem um papel importante sobre a adoção de hábitos saudáveis e que os professores devem orientar seus alunos em quais hábitos seguir. A prática de atividade física traz muitos benéficos para a qualidade de vida.

Palavras Chave: Qualidade de vida. Pentáculo do Bem-estar. Educação Física Escolar.

 

INDIVIDUAL LIFESTYLE PROFILE IN HIGH SCHOOL STUDENTS PRACTICAL: ACTIVITY IN THE SUBJECT OF ORGANIC ADAPTATIONS TO PHYSICAL EXERCISE

 

GARCIA, Poliana Correa, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education Course UNIFACVEST, Physical Education Teacher of Basic Education

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ABSTRACT

Introduction: For the quality of life both in the individual and social perspective, the lifestyle is an important factor, as it influences the psychic, physical, social and environmental aspects. Objective: To read a scientific article with concepts related to the discipline of Organic Adaptations to Physical Exercise, seeking to identify the parts that compose it and reflect on the initial training of physical education professionals. Methodology: One of the articles suggested by the professor of the discipline of Organic Adaptations to Physical Exercise in the first phase was selected. The article is a Course Conclusion Paper for the 2016 semester of the Physical Education course, with the objective of evaluating the individual lifestyle profile of high school students in a public school in the municipality of Urubici/SC, where 43 students participated in the research. The Welfare Pentacle was used (NAHAS, 2010). Results: Nutrition (n=33, 25.6%) Never (0) or Sometimes (1) (n=44, 34.1%) adopts a healthy style. Physical Activity: (n=40, 31%) Never (0) practice physical activity and (n=32, 24.8%) sometimes practice (1). Preventive Behavior - PC: (n=19, 14.7%) Almost always (2) and (n=77, 59.7%) Always (3) has PC. Social Relationship - RS: (n=32, 24.8%) Almost always (2) and (n=47, 36.4%) Always (3) controls the RS. Stress Control: (n=26, 20.2%) Almost always (2) and (n=38, 29.5%) Always (3) control. Conclusion of the article: Nutrition and physical activity items need to be revised. Analysis and reflection: Through reading we manage to reflect that the students' Lifestyle is important, and that Physical Activity influences their quality of life. Physical Education has an important role in adopting healthy habits and that teachers must guide their students in which habits to follow. The practice of physical activity brings many benefits to the quality of life.

Key Words: Quality of life. Welfare Pentacle. School Physical Education.

Resumo ID 157, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.