|
DISCIPLINA DE ADAPTAÇÕES ORGÂNICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO: ATIVIDADE DE LEITURA
|
MELO, Elaine Ferreira, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica , , , , , , |
RESUMO |
Introdução: A escola deve orientar os alunos sobre a prevenção e combate a obesidade. Os professores de educação física devem incentivar a prática regular de atividade física. Objetivos: Diagnosticar a obesidade infantil na turma do 5º ano, orientar sobre hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas. Metodologia: Pesquisa de campo realizado em 28 crianças de 9 à 12 anos com base no IMC de cada um deles. Resultados: Constatou-se que não há índice de alunos com baixo peso, mas sim alunos com obesidade e sobre peso. Conclusão: Que todos tem atividade física regular na escola, e grande maioria também fora dela, o que nos leva a crer que os casos de sobrepeso e obesidade estão mais ligados à alimentação do que propriamente a falta de atividade física. Análise e reflexão da leitura: Através do artigo pudemos entender que devemos nos preocupar com a alimentação das crianças desde cedo, pois quanto mais saudável for a alimentação menos risco de a criança ser obesa e ter outras doenças ela possui. Que a educação alimentar deve se manter em casa com os pais e demais familiares, pois ainda encontrasse certa resistência por parte dos alunos em consumir determinados alimentos. A escola deve esclarecer a todos que a obesidade também acarreta doenças como diabetes, doenças cardíacas entre outras. Essa orientação também ajuda a reduzir o quadro de obesidade, pois sabemos que a cada 10 adolescentes obesos 8 continuam na mesma situação quando na fase adulta (FIOCRUZ, 2021). |
Palavras Chave: Obesidade. Infância. Sedentarismo. Alimentação. |
SUBJECT OF ORGANIC ADAPTATIONS TO PHYSICAL EXERCISE: READING ACTIVITY
|
MELO, Elaine Ferreira, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education Course UNIFACVEST, Physical Education Teacher of Basic Education , , , , , , |
ABSTRACT |
Introduction: The school should guide students about preventing and combating obesity. Physical education teachers should encourage the regular practice of physical activity. Objectives: Diagnose childhood obesity in the 5th grade class, provide guidance on healthy eating habits and the practice of physical activities. Methodology: Field research carried out on 28 children aged 9 to 12 years based on their BMI. Results: It was found that there is no index of underweight students, but rather obese and overweight students. Conclusion: Everyone has regular physical activity at school, and the vast majority also out of school, which leads us to believe that cases of overweight and obesity are more linked to food than the lack of physical activity. Analysis and reflection on reading: Through the article, we could understand that we should be concerned with children's diet from an early age, as the healthier the diet, the less risk the child is to be obese and have other diseases. That nutrition education should be kept at home with parents and other family members, as it still encountered some resistance from students in consuming certain foods. The school must clarify to everyone that obesity also causes diseases such as diabetes, heart disease, among others. This guidance also helps to reduce obesity, as we know that for every 10 obese adolescents, 8 remain in the same situation when in adulthood (FIOCRUZ, 2021). |
Key Words: Obesity. Childhood. Sedentary lifestyle. Food. |
|
Resumo ID 156, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA, Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST. |