INICIAÇÃO ESPORTIVA NAS ESCOLAS

 

PEREIRA, Josué, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: A educação física escolar tem como objetivo uma aprendizagem democrática e prazerosa trabalhando a cultura corporal de movimento. Entre os conteúdos a serem trabalhados está o esporte que precisa ser tratado pedagogicamente e cabe ao professor realizar este processo. Objetivo: Conhecer a realidade dos professores de educação Física em relação a iniciação esportiva na escola. Metodologia: Foi proposta na disciplina de Iniciação Esportiva do Centro Universitário UNIFACVEST a construção de um artigo cientifico onde desenvolvemos uma pesquisa de campo, descritiva e diagnostica. Fez parte da amostra 1 professor de educação física do município de Lages-SC. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico na plataforma Google Forms®. Os dados serão analisados tendo como base os autores da área. Resultados: Com o desenvolvimento de pesquisa esportiva na escola ensinado pelo professor Influi o alunos que somente o professor usando o diálogo eles entendem o que o professor quer já alguns a atividade precisa ser demonstrado para que todos entendam. A sugestão que o professor dá para os acadêmicos que estão cursando educação física é Que façam a inclusão de todos os até mesmo o aluno com deficiência não pode ficar de fora, todos tenham uma participação igual, dentro de suas possibilidades e procurar saber quem aquele aluno que está ali. Conclusão: Concluímos que iniciação esportiva é um período de grande aprendizagem e formação de indivíduos. Portanto, é de suma importância a pesquisa nessa área, para fim de que os profissionais consigam ter uma base boa para desenvolvimento das aulas e para que se tenha um conhecimento mais amplo sobre o assunto pela experiência de um profissional formado.

Palavras Chave: Educação Física Escolar. Iniciação Esportiva. Esporte.

 

SPORTS INITIATION IN SCHOOLS

 

PEREIRA, Josué, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education Course UNIFACVEST, Physical Education Teacher of Basic Education

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: Physical education at school aims at a democratic and pleasurable learning working a body culture of movement. Among the contents to be worked on is the sport that needs to be treated pedagogically and it is up to the teacher to carry out this process. Objective: To know the reality of Physical Education teachers in relation to sports initiation at school. Methodology: It was proposed in the discipline of Sports Initiation of the University Center UNIFACVEST the construction of a scientific article where we developed a descriptive and diagnostic field research. One physical education teacher from the city of Lages-SC was part of the sample. An electronic Google Forms® platform was used as a data collection instrument. Data will be supported based on the authors of the area. Results: The sport at school taught by the teacher Influences students that only the teacher, using dialogue, they understand what the teacher wants, some of the activity needs to be determined so that everyone understands. The suggestion that the teacher gives to the academics who are taking physical education is that they include everyone, even those with disabilities cannot be left out, everyone has an equal participation, within their possibilities and try to find out who that student is. There. Conclusion: We conclude that sports initiation is a period of great learning and research training. Therefore, a research in this area is of paramount importance, so that professionals can have a good basis for the development of classes and to have a broader knowledge of the subject through the experience of a trained professional.

Key Words: School Physical Education. Sports Initiation. Sport.

Resumo ID 155, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.