|
DESAFIO ON LINE DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
|
SILVA, Adriele da Rosa, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST SILVA, Araceli Lopes, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST GARCIA, Poliana Corrêa, Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica , , |
RESUMO |
Introdução: A história de vida e o percurso profissional são uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente, sendo resultados de três processos de desenvolvimento: o pessoal, da profissionalização e o da socialização profissional (NÓVOA, 1992, GONÇALVES, 1992). Objetivo: Realizar uma entrevista com um profissional de Educação Física, conhecer sua história de vida e suas experiências ao longo da sua carreira. Metodologia: Atividade da disciplina de História da Educação Física - EF. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma pessoa ligada a área da EF. A profissional aceitou que os dados coletados fossem utilizados para a produção de um resumo científico. Resultados: A profissional é do município de Curitibanos SC, possui licenciatura e bacharelado em EF e tem pós-graduação em treinamento personalizado. Como atleta de futsal participou de eventos municipais e estaduais. A família e amigos foram e são seus maiores incentivadores. Ela é árbitra de futsal, cronometrista pela Liga Catarinense de Futsal, oportunidade que apareceu quando ela fez estágio na Secretaria Municipal de Esportes de Curitibanos SC. Também relatou que trabalhou no Jogos Escolares de Santa Catarina - JESC e no Jogos Abertos de Santa Catarina - JASC pelo futsal e todos os jogos da Copa Catarinense, pela Liga Catarinense. Já ministrou aulas de dança e participou de evento estadual. Acredita que incentivar as escolas públicas a terem programas voltados ao esporte seria importante, pois além de desenvolver a parte física e a cognição, desenvolvem a parte sócio emocional, o contato com os outros colegas, para a formação do cidadão. Considerações finais: A atividade realizada trouxe aos acadêmicos a oportunidade de conhecer de forma breve alguns fatos na carreira profissional de um profissional de Educação Física, auxiliando na sua formação e valorizando o profissional da área, que prontamente aceitou participar. |
Palavras Chave: História. Educação Física. Formação. |
ONLINE CHALLENGE OF THE PHYSICAL EDUCATION HISTORY SUBJECT
|
SILVA, Adriele da Rosa, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST SILVA, Araceli Lopes, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST GARCIA, Poliana Corrêa, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and teacher of the UNIFACVEST Physical Education Course, Physical Education Teacher of Basic Education , , |
ABSTRACT |
Introduction: The life history and professional path are an important source of information about the professional teaching practice, being the result of three development processes: the personal, professionalization and professional socialization (NÓVOA, 1992, GONÇALVES, 1992). Objective: Conduct an interview with a Physical Education professional, learn about his life story and experiences throughout his career. Methodology: Activity of the discipline of History of Physical Education - PE. A semi-structured interview was carried out with a person connected to the PE area. The professional accepted that the collected data be used to produce a scientific summary. Results: The professional is from the city of Curitibanos SC, has a bachelor's degree and a bachelor's degree in PE and a postgraduate degree in personalized training. As a futsal athlete she participated in municipal and state events. Her family and friends were and are her greatest supporters. She is a futsal referee, timekeeper for the Catarinense Futsal League, an opportunity that came when she did an internship at the Municipal Sports Department of Curitibanos SC. She also reported that she worked at the Jogos Escolares de Santa Catarina-JESC and the Open Games of Santa Catarina-JASC for futsal and all the Copa Catarinense games, for the Liga Catarinense. She has already taught dance classes and participated in a state event. She believes that encouraging public schools to have programs focused on sports would be important, as in addition to developing the physical part and cognition, they develop the socio-emotional part, contact with other colleagues, for the formation of citizens. Final considerations: The activity carried out gave students the opportunity to briefly know some facts about the professional career of a Physical Education professional, helping in their training and valuing the professional in the area, who readily accepted to participate. |
Key Words: History. PE. Formation. |
|
Resumo ID 151, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA, Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST. |