EDUCAÇÃO FÍSICA E INFRAESTRUTURA ESCOLAR

 

STAUDT, Clouvas Alexandre Ramires, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 5ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

BECKERT, Charles Max, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 5ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

JESUS, Henrique Borges de, Graduando em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmico da 5ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

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RESUMO

Introdução: Em termos de infraestrutura na escola, consideramos tudo aquilo que as escolas oferecem aos alunos, como salas, banheiros, rampas para acessibilidade, entre outros. Isso implica de forma direta ou indireta no processo de formação dos alunos. Objetivo: Conhecer a realidade escolar em relação a infraestrutura e recursos na disciplina de Educação Física - EF. Metodologia: Na disciplina de Fundamentos Econômicos da Educação foi desenvolvido um projeto relacionado com a EF Escolar. O tema escolhido pelo grupo foi a EF e a Infraestrutura Escolar. Foi realizada uma breve revisão no Google Acadêmico para o embasamento teórico e uma pesquisa de campo utilizando o formulário Google Forms®. Participaram 6 professores da área. Foi produzido um texto de 4 páginas, o presente resumo científico, a construção de um relatório e produzido um vídeo. Resultados: 83,3% dos profissionais possuíam especialização, sendo 16,7% mestrados na área. 33,3% afirmam trabalhar a mais de 10 anos, 33,3% trabalham a quase 10 anos e os outros 33,3% a menos de 5 anos. 50% trabalha em escolas públicas municipais. Todos afirmaram possuir a infraestrutura adequada para suas aulas. 33,3% afirmaram que não conseguiram trabalhar determinado conteúdo por falta de condições físicas ou materiais. 83,3% dizem saber sobre de onde a escola recebe as verbas e como são aplicadas na escola. Sobre a falta de materiais 60% não tiveram problemas. 80% acreditam que a EF não é valorizada n escola. Todos os profissionais pontuaram que tiveram que comprar algum material com recurso próprio para aplicar suas aulas. Conclusão: A disciplina de EF precisa de recursos e infraestrutura própria, que em outras disciplinas não são utilizados, como por exemplo bolas e espaços físicos próprios. Os professores se contradizem dizendo que possuem infraestrutura adequada e depois que não conseguiram trabalhar em função de sua falta. As escolas ainda não possuem a infraestrutura e recursos adequados para as aulas de EF.

Palavras Chave: Educação Física. Infraestrutura. Escola.

 

PHYSICAL EDUCATION AND SCHOOL INFRASTRUCTURE

 

STAUDT, Clouvas Alexandre Ramires, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 5th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

BECKERT, Charles Max, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 5th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

JESUS, Henrique Borges de, Graduating in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 5th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and teacher of the UNIFACVEST Physical Education Course, Physical Education Teacher of Basic Education

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ABSTRACT

Introduction: In terms of infrastructure at the school, we consider everything that schools offer students, such as rooms, bathrooms, ramps for accessibility, among others. This directly or indirectly involves the process of training students. Objective: Know the school reality in relation to infrastructure and resources in the subject of Physical Education - PE. Methodology: In the subject of Economic Fundamentals of Education, a project related to PE Escolar was developed. The theme chosen by the group was PE and School Infrastructure. A brief review was carried out on Google Academic for theoretical basis and a field research using the Google Forms® form. 6 teachers from the area participated. A 4-page text, the present scientific summary, the construction of a report and a video were produced. Results: 83.3% of professionals had specialization, with 16.7% masters in the area. 33.3% claim to work for more than 10 years, 33.3% have worked for almost 10 years and the other 33.3% for less than 5 years. 50% work in municipal public schools. All claimed to have the proper infrastructure for their classes. 33.3% said they were unable to work on certain content due to lack of physical or material conditions. 83.3% say they know where the school receives the funds from and how they are applied in the school. About the lack of materials 60% had no problems. 80% believe that PE is not valued at school. All professionals pointed out that they had to buy some material with their own resources to apply their classes. Conclusion: The PE discipline needs its own resources and infrastructure, which in other disciplines are not used, such as balls and physical spaces. Teachers contradict themselves saying that they have adequate infrastructure and then that they were unable to work due to their lack. Schools still do not have the infrastructure and adequate resources for PE classes.

Key Words: Physical Education. Infrastructure. School.

Resumo ID 150, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.