INICIAÇÃO ESPORTIVA NAS ESCOLAS: CONHECENDO A REALIDADE DA ESCOLA

 

SILVA, Araceli Lopes , Graduanda em Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST, Acadêmica da 2ª fase do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduado em Educação Física FURB, Mestre em Ciência da Computação UFSC e Doutorando em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada PUCPR / UNIFACVEST, Coordenador e professor do Curso de Educação Física UNIFACVEST, Professor de Educação Física da Educação Básica

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RESUMO

Introdução: A Educação Física escolar tem como objetivo uma aprendizagem democrática e prazerosa trabalhando a cultura corporal de movimento. Entre os conteúdos a serem trabalhados está o esporte que precisa ser tratado pedagogicamente e cabe ao professor realizar este processo. Objetivo: Conhecer a realidade dos professores de Educação Física em relação a iniciação esportiva. Metodologia: Foi proposta na disciplina de Iniciação Esportiva do Centro Universitário UNIFACVEST a construção de um artigo científico. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo, descritiva e diagnóstica. Fez parte da amostra 1 professor de Educação Física do município de Curitibanos, SC. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico na plataforma Google Forms®. Os dados foram analisados tendo como base os autores da área. Resultados: De acordo com o professor a forma como é ensinado o esporte influi na formação esportiva dos alunos. Para o professor através do diálogo os alunos entendem o que se quer ensinar, já para outros a atividade precisa ser demonstrada para que todos entendam. A sugestão que o professor dá para os acadêmicos que estão cursando educação física e que façam a inclusão de todos, o aluno com deficiência não pode ficar de fora, todos precisam ter uma participação igual dentro de suas possibilidades e procurar saber quem é o aluno que está ali. O tempo de experiência do professor é entre 7 a 19 anos tempo de atuação, possuindo curso superior de Licenciatura em Educação Física completo. Conclusão: concluímos que iniciação esportiva é um período de grande aprendizagem e formação de indivíduos. Portanto, é de suma importância a pesquisa nessa área, para fim de que os profissionais consigam ter uma base boa para desenvolvimento das aulas e para que se tenha um conhecimento mais amplo sobre o assunto pela experiência de um profissional formado.

Palavras Chave: Educação física. Iniciação esportiva. Escola.

 

SPORTS INITIATION IN SCHOOLS: KNOWING THE REALITY OF SCHOOL

 

SILVA, Araceli Lopes , Graduated in Physical Education at Centro Universitário UNIFACVEST, Student of the 2th phase of the Physical Education course at Centro Universitário UNIFACVEST

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduated in Physical Education FURB, Master in Computer Science UFSC and Doctoral Student in Health, Technology and Integrated Animal Production PUCPR / UNIFACVEST, Coordinator and professor of the Physical Education Course UNIFACVEST, Physical Education Teacher of Basic Education

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ABSTRACT

Introduction: Physical Education at school aims at a democratic and pleasurable learning working the body culture of movement. Among the contents to be worked on is the sport that needs to be treated pedagogically and it is up to the teacher to carry out this process. Objective: To know the reality of Physical Education teachers in relation to sports initiation. Methodology: It was proposed in the discipline of Sports Initiation of the University Center UNIFACVEST the construction of a scientific article. A descriptive and diagnostic field research was carried out. One physical education teacher from the city of Curitibanos, SC, was part of the sample. An electronic questionnaire on the Google Forms® platform was used as a data collection instrument. Data were analyzed based on the authors of the area. Results: According to the teacher, the way in which sport is taught influences the sports training of students. For the teacher, through dialogue, students understand what they want to teach, while for others, the activity needs to be demonstrated so that everyone understands. The suggestion that the teacher gives to the academics who are taking physical education and that they include everyone, the student with a disability cannot be left out, everyone needs to have an equal participation within their possibilities and seek to know who the student is It's there. The experience of the teacher is between 7 to 19 years of experience, having completed a Bachelor's Degree in Physical Education. Conclusion: we conclude that sports initiation is a period of great learning and training for individuals. Therefore, research in this area is of paramount importance, so that professionals can have a good basis for the development of classes and to have a broader knowledge of the subject through the experience of a trained professional.

Key Words: Physical education. Sports initiation. School.

Resumo ID 147, enviado por: FRANCISCO JOSÉ FORNARI SOUSA,

Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST.