JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

ROSA, Vanusa Kuster da, Graduanda em Educação Física, Funcionária Pública Municipal

SOUZA, Francisco José Fornari de, Doutorando em Ciência Animal, Graduado em Educação Física, Coordenador e Professor do curso de Educação Física no Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

RESUMO

Introdução: Os jogos cooperativos de maneira lúdica se fazem presente em todos os momentos e é muito importante para uma melhor interação, desenvolvimento pessoal e social das crianças. Objetivo: Analisar a importância dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. Metodologia: Pesquisa de campo, descritiva e diagnóstica. Inicialmente foi realizado um levantamento prévio da literatura nas bases de dados do Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: jogos cooperativos, educação física escolar, educação infantil, 3 a 5 anos. Foi encontrado o total de sessenta e nove trabalhos, sendo sessenta e oito deles do Google acadêmico e 1 nos Periódicos da Capes. Fizeram parte da amostra 3 professores de Educação Física do município de Lages, S.C. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico baseado no Google Forms®. os dados coletados foram analisados e discutidos tendo como base os autores da área

Palavras Chave: Jogos cooperativos. Educação infantil. Educação física

 

COOPERATIVE GAMES IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

 

ROSA, Vanusa Kuster da, Higher Level, Municipal Civil Servant

SOUZA, Francisco José Fornari de, PhD student in Law, Master in Human Health Sciences, Graduated in Physiotherapy, Coordination of the Physical Education Course

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

Introduction: Playful cooperative games are present at all times and are very important for a better interaction, personal and social development of children. Objective: To analyze the importance of cooperative games in Physical Education classes in Early Childhood Education. Methodology: Field research, descriptive and diagnostic. Initially, a prior literature survey was carried out in the databases of Academic Google and Capes Journals. The following keywords were used: cooperative games, school physical education, early childhood education, 3 to 5 years. A total of sixty-nine works were found, sixty-eight of which were from academic Google and one from Capes Periodicals. The sample consisted of 3 Physical Education teachers from the city of Lages, S.C. As a data collection instrument, an electronic questionnaire based on Google Forms®️ was applied. the collected data were analyzed and discussed based on the authors of the area.

Key Words: Cooperative games. Child education. PE

Resumo ID 122, enviado por: Vanusa Kuster da Rosa,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest.