INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER AS EMOÇÕES DESDE A INFÂNCIA

 

ZANELLA, Nataly Ramos, Graduanda em Psicologia , Estagiária de Psicologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

FERREIRA, Jucilene Aragão Duarte, Graduada em Psicologia, Servidora Pública no Centro de Referência de assistência Social em Lages.

, ,

, ,

, ,

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar brevemente tópicos teóricos relacionados à inteligência emocional e, ao mesmo tempo, mostrar como orientar as crianças de uma forma abrangente na prática para saber como lidar com suas emoções. O termo inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer as emoções de si mesmo e dos outros, além da capacidade de processar sentimentos. Esse artigo tem como intuito mostrar como as emoções têm um grande impacto no conteúdo cognitivo e nos processos psicológicos.

Palavras Chave: Inteligência Emocional. Infância. Emoção e Desenvolvimento.

 

EMOTIONAL INTELLIGENCE: THE IMPORTANCE OF UNDERSTANDING EMOTIONS SINCE CHILDHOOD

 

ZANELLA, Nataly Ramos, Undergraduate Student in Psychology, Psychology Intern at the Federal Institute of Rio Grande do Sul

FERREIRA, Jucilene Aragão Duarte, Undergraduate Student in Psychology, Public servant at the Social Assistance Reference Center in Lages.

, ,

, ,

, ,

ABSTRACT

This article aims to briefly present theoretical topics related to emotional intelligence and, at the same time, show how to guide children in a comprehensive way in practice to know how to deal with their emotions. The term emotional intelligence refers to the ability to recognize the emotions of oneself and others, in addition to the ability to process feelings. This article aims to show that emotions have a great impact on cognitive content and psychological processes.

Key Words: Emotional Intelligence. Childhood. Emotion and Development.

Resumo ID 116, enviado por: Nataly Ramos Zanella,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest .