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PROTOCOLO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PLATAFORMA EDUCATIVA PARA A EDUCAÇÃO HÍBRIDA: PORTAL EDUCALIZ

Autor(es):

LIZ, Ingrid C. I., Graduação em Administração, Especialista em Tutoria em Educação a Distância, Mestranda em Práticas Transculturais, Professora. Tutora do Centro Universitário Unifacvest

VOLPATO, Arceloni N., Doutorado em Linguística UFSC / Universidade de Lisboa. , Coordenadora do Mestrado em Práticas Transculturais Unifacvest, Coordenadora de Internacionalização Unifacvest. Presidente da ALAC

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Categoria:

I Prática pedagógica;

Introdução

A disrupção no modelo de ensino presencial advindo com a pandemia, ressaltou o modelo de ensino híbrido. Sendo necessário que as instituições escolares estejam abertas e preparadas para propiciar aos seus alunos novas práticas de ensino aprendizagem, em todas as áreas necessárias à sua formação e em todos os níveis de ensino.
Conforme os modelos disruptivos de ensino híbrido começarem a transformar a educação, ao substituir a sala de aula tradicional, o papel fundamental das escolas tradicionais irá mudar. Suspeitamos que as escolas não serão mais a fonte primária de conteúdos e instrução e, em vez disso, se focarão em outras atividades principais (CHRISTENSEN; HORN; STALKER, 2013).

Objetivos:

Apresentar um protocolo sobre a implementação do modelo de educação híbrida para uma instituição educacional de ensino superior.
Apresentar ferramentas digitais através de uma Plataforma Educativa que facilitem a interação no processo de ensino-aprendizagem.
Apresentar as habilidades e competências necessárias para atingir com excelência as práticas didático pedagógicas propostas.

Metodologia

O presente projeto refere-se a uma pesquisa exploratória, por meio da realização de um estudo de caso na organização em análise. Sendo aplicada também, uma pesquisa qualitativa ao corpo docente da instituição em estudo. Referências bibliográficas e estudo de campo. Para posteriormente, desenvolver o produto para a obtenção do Título de Mestre em Práticas Transculturais do Centro Universitário Unifacvest.

Considerações Finais:

Contudo, a aula remota e aula Ead, tornam-se modelos sustentados de educação, por um momento em que transitamos para a disrupção no modelo presencial, em que o modelo de educação híbrida faz -se necessário. Rompendo com os paradigmas da educação tradicional existente antes da pandemia do Covid-19, em que a tecnologia torna- se uma ferramenta indispensável aliada à disseminação do conhecimento na educação presencial.
Nesse novo papel, o curador digital, precisa desenvolver novas habilidades e competências, para facilitar o acesso ao processo de ensino aprendizagem, contemplando a equidade, abrindo novos caminhos por meio da utilização das tecnologias disponíveis.

Referências Bibliográficas

CRHISTENSEN, M. C.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. São Paulo: Fundação Lemann, Instituto Península, 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em 18 ago. 2021.

Pôster id: 481, enviado por: Ingrid Cristiane Inácio de Liz

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: