LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

ASSISTÊNCIA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA EVITAR ÓBITO FETAL POR INTERRUPÇÃO DO ARCO AÓRTICO PÓS NATAL

Autor(es):

NETO, Laianne Sandrine, Graduanda em Enfermagem, Acadêmica em Enfermagem

OLIVEIRA, Daniela da Rosa, Mestra em Enfermagem, Professora do Centro Universitário Unifacvest, Enfermeira

MORAES, Nayara Alano, Mestra em Educação, Professora do Centro Universitário Unifacvest, enfermeira

BRANCO, Terezinha Bueno, Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior, Professora do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

A Interrupção do Arco Aórtico (IAA), é uma condição de coração congenital rara, nada mais é que a ausência da continuidade anatômica entre a aorta ascendente e descendente. Celoria e Patton (1959), inclui três tipos, denominados A, B e C, tendo como bas o local da interrupção. TIPO A: Interrupção mais distal entre a subclávia esquerda e o canal arterial se devendo a ausência do istmo, a mais compatível com a vida. TIPO B: Interrupção entre a carótida comum esquerda e a subclávia esquerda. Possibilidade de origem anômala da artéria subclávia direita no ramo direito do tronco pulmonar, é a mais comum encontrada. Tipo C: Interrupção mais próxima, logo após o tronco braquicefálico (TBC), raro.

Objetivos:

o Objetivo geral foi conhecer as necessidades do paciente, avaliando seu estado físico, observando melhora ou piora, seu histórico familiar caso o IAA não seja descoberto no pré-natal, ao exame físico do RN.
Já os objetivos específicos foram: Identificar os primeiros sintomas apresentados por RNs que possuem Interrupção do Arco Aórtico: Assistência do enfermeiro diante do IAA.

Metodologia

Esse estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica exploratória de caráter qualitativa descritiva, visando descrever a complexidade do tema abordado sobre o ponto de vista bibliográfico. A coleta de dados foi realizada a partir de uma busca no Banco de Dados da Scientific (BVS), Scientifc Library Online (SCIELO), News Medical Life Science, e Google books, e em livros. Obteve-se um total de seis (6) artigos científicos. Para amostra final foi utilizado quatro (4) artigos.

Considerações Finais:

O enfermeiro é essencial em qualquer área da saúde. O atendimento que o enfermeiro presta aos pacientes como os RNs, não seria diferente. A pesquisa mostrou o quanto a enfermagem é atenciosa, cuidadosa. O saber do normal e o anormal só trás vantagens principalmente aos pacientes. Tendo atingido o objetivo do presente trabalho, destacamos, porém, que ele não se esgota a temática. Dada à seriedade da IAA visto que ela deixa sequelas não só ao RN, mas também a cada familiar que passa por esses momentos delicados em suas vidas. Tornam-se importantes novos assuntos voltados para melhor compressão e tratamento da patologia.

Referências Bibliográficas

Augusto.C.A; Souza. J.P; Dellagnelo. E.H.L; Cario.S.A.F. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/zYRKvNGKXjbDHtWhqjxMyZQ/?lang=pt > acesso em 15 de Junho de 2021 .
Bittencourt. Dr. R. Interrupção do Arco Aórtico. 2011. Disponível em: http://cardioinfantil.com.br/patologias/interrupcao-do-arco-aortico/ > acesso em: 20 de Agosto de 2021.
Calmon.Dr. R. Interrupção de Arco Aórtico. 2021. Disponível em: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/interrupcao-de-arco- aortico/ .> acesso em 20 de Agosto de 2021 .
Croti. U.A; Mattos. S.S; Pinto. Jr.V.C; Aiello. V.D; Moreira. V.M. Cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica. 2a ed. São Paulo: Roca;2012. p. 621-636.

Pôster id: 463, enviado por: Laianne Sandrine Neto

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: