LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

PLASTIC ROADS: ESTRADAS DE PLÁSTICO RECICLADO

Autor(es):

SIMÕES, Nicolly Gomes, Graduanda em Engenharia Civil, Acadêmica em Engenharia Civil

ANTUNES, Bruna, Graduanda em Engenharia Civil, Acadêmica em Engenharia Civil

, ,

, ,

Categoria:

II Qualidade de vida e gestão ambiental;

Introdução

As estradas de plástico são feitas a partir de resíduos de plástico descartados diariamente, principalmente sacolas e garrafas pet. Esta inovação está ganhando, cada vez mais, destaque na construção de estradas voltadas à sustentabilidade e sendo feitas em diversos lugares do mundo.

Objetivos:

O plástico é, muitas vezes, pouco aproveitado. De toda a quantidade de plástico produzida desde os anos 1950, menos de 10% é reciclado. A grande maioria é descartada incorretamente e acaba nos aterros sanitários.
As estradas de plástico são uma das formas de aproveitar esses resíduos de plásticos que diariamente desperdiçamos.

Metodologia

Para a metodologia desse trabalho foi utilizada prioritariamente o tipo de pesquisa bibliográfica, descritiva e explicativa de forma que, ao reunir dados previamente coletados foram analisados e discorridos no desenvolvimento do trabalho.

Considerações Finais:

Além de reduzir a poluição, as estradas de plástico têm várias vantagens sobre o asfalto tradicional. Segundo especialistas, eles são mais resistentes à corrosão pelo tempo ou por veículos, podendo assim reduzir os casos de buracos ou engarrafamentos perigosos.
Sendo utilizado em vários países, e com eficiência e eficácia comprovada, basta que os governos estaduais e federais, aprovem essa ideia e invistam nessa inovação sustentável, nas rodovias brasileiras.

Referências Bibliográficas

INFRAESTRUTURA SUSTENTÁVEL, disponivel em: https://www.plasticroad.eu/en/. Acessado 11/11/2020
DIRECTIVA 94/62/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 20 de dezembro de 1994 relativa a embalagens e resíduos de embalagens.
Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Diretiva 94/62/CE relativa a embalagens e resíduos de embalagens Parlamento Europeu, 2015.

Pôster id: 443, enviado por: Nicolly Gomes Simões

Instituição de Origem: unifacvest: