LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Práticas e melhorias nos cenários brasileiros atuais

Autor(es):

SILVA, Luyan Jacob Brüggemann da, Luyan Jacob Brüggemann da Silva, Graduando em Administração

, ,

, ,

, ,

Categoria:

VII Estudo da Psicologia, Direitos Humanos e Cidadania;

Introdução

Nos anos de 2014 a 2018, o número de matrículas de estudantes com necessidades especiais cresceu 33,2% em todo o país, e nos anos de 2019 a 2020 o número de alunos com deficiência matriculados nas redes de ensino aumentou em 20%, sendo 174.363 alunos em 2019 e 210.409 alunos em 2020.
Há uma crescente necessidade no sistema educacional de readaptação e fornecimento de meios acessíveis para a integração de alunos com necessidades especiais.

Objetivos:

O objetivo é mostrar algumas sugestões a serem adotadas pelo sistema educacional, pelos governos regionais ou estaduais e pelas famílias antes e durante o processo de integração de alunos com deficiência nos ensinos: fundamental, médio e superior.

Metodologia

Acompanhamento pedagógico voltado para a inclusão em sala de aula do aluno com deficiência. Além do professor possibilitar a reformulação das formas de avaliação e criar atividades dinâmicas e integradoras para seus alunos.

Considerações Finais:

Hoje em dia vivemos em uma sociedade cada vez mais inclusiva e diversificada, para que essa integração ocorra da melhor forma possível, é necessário uma participação de todas as áreas ligadas à educação e à cidadania inclusiva no Brasil.

Referências Bibliográficas

Educação inclusiva um direito inegociavel. São Paulo, Acessado em 04 de nov. de 2021. DISPONÍVEL EM:
Portal do Governo. Cresce 20% o número de alunos com deficiência matriculados na Educação Básica. São Paulo, 03 de jul. de 2021. DISPONÍVEL EM:

Pôster id: 439, enviado por: Luyan Jacob Brüggemann da Silva

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: