LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO GERENCIAMENTO DE UNIDADES DE SERVIÇOS DE SAÚDE.

Autor(es):

SILVA, Amanda., Graduanda em Enfermagem., Acadêmica em Enfermagem.

MIRANDA, Andreia., Mestre em Educação., Professora do Centro Universitário Unifacvest.

OLIVEIRA, Daniela., Mestre em Enfermagem., Professora do Centro Universitário Unifacvest.

COLLA, Maria., Mestre em Administração., Professora do Centro Universitário Unifacvest.

Categoria:

III Gestão organizacional e a vida cotidiana;

Introdução

A gerência é um setor vital na enfermagem e em todas as organizações e serviços para assegurar uma assistência de qualidade, se resume em um processo de dinamismo realizado por um grupo de pessoas em busca do mesmo interesse organizacional para alcance de seus objetivos. Na Resolução COFEN n. 194/1997, a participação do enfermeiro na gerência geral foi oficializada, podendo esse atuar em qualquer esfera, cargo de direção geral nas instituições de saúde públicas e privadas, não deixando de responder pelos serviços de enfermagem. (BRASIL, 1997). O gerente deve estar atento a sua equipe, a fim de interpretar os objetivos propostos por ela e colocá-los em prática para execução de forma sinérgica

Objetivos:

Objetivo geral: descrever a atuação do enfermeiro no gerenciamento de sua equipe durante o dia a dia;
Objetivos específicos: apresentar o perfil e os desafios enfrentados pelo enfermeiro para seu gerenciamento dia após dia.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de uma revisão bibliográfica sobre o gerenciamento do enfermeiro em seu dia a dia de trabalho. Utilizou-se a busca do material através de consulta eletrônica nas bases de dados da SCIELO (Scientific Electronic Library Online), Portal Unisepe, LUME repositório digital (Revista RGSS), Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Como critério de inclusão: artigos que foram publicados no período de 2010 à 2021.

Considerações Finais:

O presente estudo comprova o quão essencial se torna a preparação do profissional enfermeiro para o mercado de trabalho, pois qualquer decisão será tomada a partir da gerência local que o enfermeiro realiza, e, se ela não obtiver um bom desenvolvimento, com certeza a qualidade do atendimento às necessidades de cuidado serão inferiores a desejada. O gerenciamento preparado evitará qualquer problema que possa advir no dia a dia. Esse apresto deverá provir de toda a equipe multiprofissional através de ações educativas feitas pelo enfermeiro, buscando de forma participativa e flexível a melhor versão que essa equipe possa fornecer às pessoas que buscam atendimento integral e humanitário.

Referências Bibliográficas

BRASIL. COFEN. RESOLUÇÃO COFEN-194/1997: Direção-geral de Unidades de Saúde por Enfermeiros, Brasil: COFEN, 18 fev. 1997. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-1941997_4251.html. Acesso em: 24 fev. 2021.

BRASIL. COFEN. DECRETO: N 94.406/87. Brasil. 30 mar. 1987. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/decreto-n-9440687_4173.html/print/#comments_controls. Acesso em: 24 fev. 2021.

CARVALHO S.D., et al. O trabalho gerencial da enfermagem: conhecimento de profissionais enfermeiros sobre suas competências gerencias. Revista de Enfermagem UFPE on line. Recife: UFPE, v. 10, n. 4, p. 1216-1222, mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11106. Acesso em: 15 out. 2021.

SILVA, F. H. C. A Atuação dos Enfermeiros como Gestores em Unidades Básicas de Saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde. v. 1, n. 1, p. 67-82, jun. 2012. Disponível em: http://www.revistargss.org.br/ojs/index.php/rgss/article/view/5. Acesso em: 23 fev. 2021.

Pôster id: 417, enviado por: Amanda Aparecida Silva

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest.: