LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO NO SETOR INDUSTRIAL

Autor(es):

GONÇALVES, José Correia, Graduado em Administração, Especialização em Economia de Empresas, Mestre em Economia área de concentração Economia Industrial, Doutor em Ciências Sociais área de concentração Relações Internacionais , Professor do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

Categoria:

IV Economia, Administração, Contabilidade e Direito;

Introdução

Em virtude dos acontecimentos ocorridos a nível mundial desde do início de 2020, muitas indústrias tiveram que se reinventar para poderem superar as dificuldades impostas pela Pandemia do Covid 19. Em um ambiente de incertezas, as indústrias precisaram mais do que nunca utilizar os conceitos e técnicas de produção para dar continuidade a sua existência. Visto que a produção de bens físicos foi dificultada pela paralisação de muitas empresas fornecedoras, e na outra ponta os consumidores restringiram muito as suas compras em função do cenário hora imposto de terem que ficar em casa.

Objetivos:

De acordo com Slack; Chambers; Johnston (2009, p. 4): “A administração da produção é a atividade de gerenciar recursos destinados à produção e disponibilização de bens e serviços. [...]”
Segundo Moreira (2012, p. 1):
“De uma forma geral, a Administração da Produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra “produção” liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto a palavra “operações”.

Metodologia

A classificação dos sistemas de produção, principalmente em função do fluxo do produto, reveste-se de grande utilidade na classificação de uma grande variedade de técnicas de planejamento e gestão da produção. É assim possível discriminar grupos de técnicas e outras ferramentas gerenciais em função do particular tipo de sistema, possibilidade essa que racionaliza a apresentação didática. Tradicionalmente, os sistemas de produção são agrupados em três grandes categorias.

Considerações Finais:

Sistemas de Produção Contínua (fluxo em linha). Os sistemas de produção contínua ou fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro em uma sequência prevista.
Sistemas de Produção por Lotes (fluxo intermitente).
Nesse caso, a produção é feita em lotes. Ao término da fabricação do lote de um produto, outros tomam o seu lugar nas máquinas.
Sistemas de Produção para Grandes Projetos. O sistema de produção para grandes projetos diferencia-se bastante dos tipos anteriores. Na verdade, cada projeto é um produto único, não havendo, rigorosamente falando, um fluxo do produto.

Referências Bibliográficas

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Pôster id: 401, enviado por: José Correia Gonçalves

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: