LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

SUPORTES TÓRACO-PÉLVICOS PARA PACIENTES EM POSIÇÃO PRONA: EM QUEM DEVEM SER USADOS?

Autor(es):

IMMICH, Alan, Graduando em Fisioterapia, Acadêmico em Fisioterapia

RODRIGUES, Joana Virgínia Zanin, Graduanda em Fisioterapia, Acadêmica em Fisioterapia

LUZ, Dionatha da, Graduando em Enfermagem, Acadêmico em Enfermagem

SPINDLER, Christiano, Doutor em Neurociências , Professor do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

A posição prona melhora a oxigenação por meio de mudanças na distribuição da ventilação alveolar e do fluxo sanguíneo. Além disso, pode reduzir o risco de lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica (VILI), promover os benefícios complementares da pressão expiratória final positiva elevada (PEEP) e diminuir barotrauma e atelectrauma. Sendo assim, nesta posição utilizam-se suportes sob a caixa torácica e a pelve de pacientes com insuficiência respiratória, para evitar que o abdome suporte todo o peso do tronco, porém, o uso de suportes toraco-pélvicos na posição prona tem desvantagens potenciais.

Objetivos:

Relatar se o uso de suportes toracopélvicos durante o posicionamento prono em pacientes com lesão pulmonar aguda ou síndrome do desconforto respiratório agudo melhora, piora ou mantém inalterados desfechos como troca gasosa, hemodinâmica e mecânica respiratória.

Metodologia

- Revisão Narrativa através da base de dados e plataforma de busca PUBMED;
- Descritores: prone position, thoraco-pelvic supports.

Considerações Finais:

Estes dispositivos, além de não proporcionarem diferença significativa na oxigenação, promoveram diminuição da complacência da parede torácica e deterioraram ligeiramente a hemodinâmica sem qualquer vantagem na troca gasosa. Sua utilização está indicada em pacientes obesos, gestantes ou com hipertensão intra-abdominal, com a intenção de reduzir a compressão e o aumento desta. Ainda, com o uso dos suportes na posição prona, pode-se desenvolver úlceras de pressão nas superfícies de contato, já que as pressões quase dobraram em comparação com as medidas sem apoios. Porém, quando indicados, é possível que coxins feitos com travesseiros ou cobertores possam não surtir o efeito desejado.

Referências Bibliográficas

CHIUMELLO, D.; CRESSONI, M.; RACAGNI, M.; LANDI, L.; BASSI, G. L.; POLLI, F.; CARLESSO, E.; GATTINONI, L. Effects of Thoraco-pelvic Supports During Prone Position in Patients with Acute Lung Injury/Acute Respiratory Distress Syndrome: a physiological study. Critical Care, v. 10, n. 3, p. 1-9, 2006.

Pôster id: 386, enviado por: Alan Immich

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: