LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE SEPSE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autor(es):

LUZ, Dionatha da, Graduando em Enfermagem, Acadêmico em Enfermagem

SPINDLER, Christiano, Doutor em Neurociências, Professor do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

A sepse é definida como uma síndrome da resposta inflamatória sistêmica, associada a uma infecção grave que pode ser decorrente de vários tipos de microrganismos e relacionada a qualquer foco infeccioso, sendo as mais comuns a pneumonia, infecção urinária e de origem gastrointestinal. Além disso, quando associada a uma disfunção orgânica e hipoperfusão tecidual indica que o quadro evoluiu para choque séptico, aumentando consideravelmente o risco de morte. Nesse contexto, o enfermeiro como profissional que presta cuidado integral, deve estar atento aos sinais precoces de sepse para identificar o quanto antes a presença desta afecção, assim melhorando o prognóstico do paciente.

Objetivos:

Descrever a atuação do enfermeiro na detecção precoce de sepse no ambiente de Terapia Intensiva.

Metodologia

- Revisão Narrativa através da base de dados e plataforma de busca PUBMED;
- Descritores: sepsis, intensive care unit, nurse.

Considerações Finais:

Um paciente com risco de sepse normalmente apresenta frequência cardíaca > 90 bpm, leucócitos > 12.000 ou 20 irpm e PaCO2 r disso, devem ser avaliados e monitorizados em tempo integral a presença dos seguintes achados: hipotensão (PAM contagem de plaquetas metabólica: déficit de base o valor de referência, rebaixamento do nível de consciência e aumento significativo de bilirrubina.

Referências Bibliográficas

FERNANDES, A. M. G.; SENA, D. C. S.; SOARES, G. T. M.; CARVALHO, G. A. F. L.; NASCIMENTO, L. K. A. S.; PELLENSE, M. C. S. TUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE E TRATAMENTO DASEPSE NA TERAPIA INTENSIVA. Revista Humano Ser -UNIFACEX, Natal - RN, v. 1, ed. 1, p. 66-83, 2017/2018.

SILVA, L. E. C.; LIMA, M. B. S.; SILVA, A. D. M. Atuação do enfermeiro na prevenção e identificação de sinais e sintomas de sepse em terapia intensiva: uma revisão integrativa. Society and Development, [s. l.], v. 9, ed. 11, p. 1-20, 2020.

Pôster id: 377, enviado por: Dionatha da Luz

Instituição de Origem: Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC: