LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

TERAPIA INALATÓRIA EM PACIENTES VENTILADOS MECANICAMENTE

Autor(es):

LUZ, Dionatha da, Graduado de Enfermagem, Acadêmico de Enfermagem

SPINDLER, Christiano, Doutor em Neurociências, Professor do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

Em pacientes em ventilação mecânica (VM), o uso de medicações por via inalatória tem como vantagem o tratamento pulmonar seletivo, onde é disponibilizado uma maior concentração da medicação nas vias aéreas, permitindo um início de ação rápido, com poucos efeitos adversos sistêmicos. Os broncodilatadores são as drogas mais utilizadas, atuando na melhora dos parâmetros ventilatórios e da sincronia do paciente com o respirador quando há constrição da via aérea. Sabe-se que quando comparado a um paciente em ventilação espontânea, a terapia inalatória na VM tem menor eficácia, entretanto, alguns cuidados no momento da administração da droga podem melhorar a distribuição do fármaco.

Objetivos:

Avaliar a possibilidade da terapia inalatória em pacientes em suporte ventilatório invasivo e os cuidados durante a administração da terapia.

Metodologia

- Revisão Narrativa através da base de dados e plataforma de busca PUBMED;
- Descritores: nebulization, mechanical ventilation.

Considerações Finais:

Algumas estratégias podem ser utilizadas pela equipe de enfermagem para melhorar a distribuição da droga inalatória durante a VM. Referente aos cuidados relacionados ao ventilador, um volume de ar corrente maior de 500 ml pode ser ofertado, o fluxo inspiratório mantido de 30 a 50 l/min e assincronia de disparo do ciclo inspiratório deve ser evitada. Cuidados relacionados ao circuito envolvem remover o filtro ou aplicar a medicação mais proximal a este, desligar o umidificador 10 minutos antes da nebulização ou instalar o nebulizador 15 cm proximal a peça Y. Alguns cuidados também podem ser tomados com relação ao dispositivo utilizado, tanto inalador pressurizado quanto o nebulizador.

Referências Bibliográficas

MACCARI, J. G.; TEIXEIRA, C.; GAZZANA, M. B.; SAVI, A.; DEXHEIMER-NETO, F. L.; KNORST, M. M. Terapia inalatória em ventilação mecânica. Jornal Brasileiro de Pneumologia, [s. l.], p. 467-472, 2015.
VARGAS, M. A. O.; TEIXEIRA, C.; ZANCHIN, F.; GHIOT, A.; PAULI, K.; SCHOELLER, S. D. Capacitação dos técnicos de enfermagem para as melhores práticas no uso de broncodilatadores em pacientes mecanicamente ventilados. Texto Contexto - Enfermagem, [s. l.], 2012.

Pôster id: 374, enviado por: Dionatha da Luz

Instituição de Origem: Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC: