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A CADEIA TÊXTIL E SUAS POSSIBILIDADES

Autor(es):

ERPEN, Andressa lemos, Graduada em Farmácia e Bioquímica, Pós Graduada em Análises Clínicas e Toxicológicas, Mestranda em Práticas Transculturais, Mestranda

TEIXEIRA, Antônio, Graduado em Administração, Mestrando em Práticas Transculturais, Mestrando

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Categoria:

VI Letras, Libras e Comunicação Social;

Introdução

O setor têxtil no Brasil conta com uma variedade de indústrias interdependentes, incluindo desde a produção de matéria-prima e produtos intermediários, chegando às confecções. É a maior cadeia têxtil completa do ocidente, e no mercado interno representa 11% do total de empregos gerados no país. (ABIT, 2021).
Dado o potencial do ramo, surgiu a ideia da criação do site, uma ferramenta capaz de aproximar diferentes elos da cadeia produtiva do mercado de moda e confecção, visto que muitas vezes algumas informações não estão acessíveis ou disponíveis de forma ampla num cadeia que engloba vários pontos essenciais, mas que embora interligados pela estrutura do mercado nem sempre conversam entre si.

Objetivos:

Criação de um site destinado ao setor têxtil, para servir como um espaço de divulgação e busca de materiais e serviços a todos os envolvidos na cadeia produtiva da indústria da moda e vestuário. Pretende concentrar numa única plataforma o maior número possível de informações referentes ao ramo têxtil; atuar como uma ferramenta facilitadora aos entrantes e àqueles que já fazem parte do mercado, aproximando clientes e fornecedores; e oferecer um espaço para apresentação das tendências do mercado.

Metodologia

Através de levantamentos bibliográficos e revisão da literatura fundamentamos nosso estudo. Entendemos que ao menos dois grandes vetores precisaram ser evidenciados para compreensão dos fatores que alicerçam nossa proposta: a abrangência da indústria têxtil no cenário nacional, e a presença cada vez maior da internet e suas ferramentas tecnológicas na forma de fazer negócios.
Contamos com o auxílio de um profissional capacitado para a criação da estrutura, design e organização do site.

Considerações Finais:

A pesquisa teórica em questão demonstra a relevância do setor têxtil no âmbito nacional, e traça um paralelo com a tendência cada vez maior que as organizações têm de realizar negócios on-line. Mostra que os inúmeros elos envolvidos numa indústria de tamanha força e impacto social tendem a obter visibilidade e ganhos, desde que acompanhem as mudanças do mundo moderno, atualmente conectado com o uso da internet e suas tecnologias digitais.

Referências Bibliográficas

ABIT- Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. São Paulo, out, 2021. Disponível em: Acesso em: 26 de out. 2021.
CALDEIRA, A.; DURÃO, D. H. V.; PIZZOL, F. R.; PIZZOL. H. R.; BRASIL, W. D. Estratégias de cooperação para a competitividade no setor têxtil brasileiro. Revista Alcance- Eletrônica, Biguaçu, v. 22, n. 3, p. 333-348, jul./set. ,2015.
FUJITA, L. M. R.; JORENTE, M. J. A indústria têxtil no Brasil: uma perspectiva histórica e cultural. Revista ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v.8, n.15, p. 153-174, jan./jul., 2015.
MARCHI, C. M. D. F. Estratégias na gestão de resíduos têxteis na região metropolitana de Estocolmo. Cad. Metrópol., São Paulo, v. 22, n. 47, p. 273-296, jan./abr., 2020.
PEZZOLO, D. B. TECIDOS- HISTÓRIA, TRAMAS, TIPOS E USOS. 5. ed. São Paulo: Senac- São Paulo, 2019.
SHISHIDO, R. A Internet como Ferramenta de Negócios. SEBRAE- RJ. 2005.

Pôster id: 330, enviado por: Andressa Lemos Erpen

Instituição de Origem: Unifacvest: