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CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGICAS DE UM ARROIO URBANO RETIFICADO E REVESTIDO

Autor(es):

ILHA, Róbson, Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Professor no Centro Universitário Unifacvest

PAIVA, João Batista Dias de, Graduado em Engenharia Civil, Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Professor na Universidade Federal de Santa Maria

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Categoria:

II Qualidade de vida e gestão ambiental;

Introdução

O constante crescimento das cidades junto com o processo de urbanização, tem resultado em grandes alterações no meio natural, sendo parcela do problema resultado da falta
de conhecimento da dinâmica que os processos naturais possuem. A retificação dos canais fluviais é considerada obra de engenharia imprópria e com efeitos prejudiciais ao ambiente (Keller, 1981). O canal retificado gera inúmeros impactos geomorfológicos: a redução do comprimento do canal muda o padrão de drenagem com a perda dos meandros; altera a forma do canal com o aprofundamento e alargamento do rio; diminui a rugosidade do leito e aumenta seu gradiente.

Objetivos:

O objetivo deste estudo é apresentar o comportamento de um corpo hídrico que possui um trecho revestido e canal retificado, avaliando as mudanças hidrológicas ocasionadas pela interferência antrópica.

Metodologia

O estudo foi realizado no arroio Cadena, localizado na cidade de Santa Maria, região central do estado do Rio Grande do Sul, e que passou pelos processos de revestimento e de retificação do canal. Trata-se de uma bacia hidrográfica urbana com aproximadamente 50 km² de área. Foram realizadas medições de vazão e batimetria em três pontos do arroio (P1, P2 e P3). No ponto P2 o arroio possui as margens e o leito revestidos e o canal retificado. Nos pontos P1 e P3 o canal não apresenta alterações.

Considerações Finais:

Os estudos batimétricos dão um indicio de que há formação de deposito de sedimentos na seção hidrométrica P3, ocasionando assoreamento e uma tendência à elevação do leito na seção. A seção P2 que possui leito e margens revestidos não apresenta alterações.
As transformações em um trecho de um corpo hídrico, como a retificação e o revestimento do leito e das margens, aumentam a velocidade média das águas no respectivo trecho, dando um ganho de energia, possibilitando um aumento no potencial erosivo no canal.
Com a redução da velocidade no trecho a jusante que possui o canal natural do corpo hídrico, há uma tendência ao assoreamento.

Referências Bibliográficas

KELLER, E. A. Hidrology and human use. In: Environmental Geology, Charles E. Merril Publishing Company. p. 227-270, 1981.

Pôster id: 288, enviado por: Róbson Ilha

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: