LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

RADIOLOGIA DIGITAL

Autor(es):

MACIEL, Evelin Kuhn Spindola, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnologia de Radiologia

ZUCCO, Makeila, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnologia de Radiologia

SELPA, Camila, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnologia de Radiologia

COSTA, Debora, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnólogo em Radiologia

Categoria:

I Prática pedagógica;

Introdução

O sistema digital se aprimora ao longo dos anos, trazendo para o mercado médico tecnologias altamente avançadas, com extensa capacidade de armazenamento e ferramentas com o poder de ajustar o brilho e contraste da imagem, podendo reduzir até 90% da dose de radiação no paciente.
A radiografia digital pode ser obtida de modo direto ou indireto, nas quais apresentam como vantagens a eliminação do filme, do processamento radiográfico e com formação quase imediata da imagem no monitor do computador, amortizando os gastos com soluções químicas para processamento e possibilitando arquivamento das imagens digitais, intercâmbio por profissionais e otimizando as doses de radiações.

Objetivos:

Quando existe a necessidade de observar as estruturas internas dos ossos faciais e da arcada dentária de um paciente, por exemplo, é necessário solicitar um exame de imagem.
Embora seja eficaz, atualmente esse procedimento vem sendo substituído pela radiologia digital, uma evolução nesse tipo de exame que explora a tecnologia da informática para fazer a captura de imagens com alta resolução que podem ser facilmente interpretadas pelos especialistas.

Metodologia

Na radiografia tradicional são usadas substâncias químicas para processamento do filme radiográfico e também chapas nas quais a imagem é revelada que causam contaminação ambiental quando o descarte não é apropriado, visto que as chapas incluem substâncias como acetato, metanol e amônia. A radiologia digital viabilizou outras práticas de compartilhamento de imagens médicas em favor do paciente, como quando especialistas localizados em diferentes regiões podem avaliar um exame.

Considerações Finais:

A radiologia digital traz diversos benefícios aos pacientes, trabalhadores do serviço radiológico e ao meio ambiente.
Comprova-se que a dose superior ao serviço convencional deriva da conduta passiva dos profissionais de não explorarem o potencial otimizacional do equipamento digital, o qual permite larga redução de dose, comparado ao sistema convencional, muito embora essa redução traga um ligeiro aumento no ruído da imagem.
Dentre outros benefícios, encontra-se a facilidade de acesso às informações de qualquer local do hospital ou fora dele através das redes de computadores.

Referências Bibliográficas

file:///C:/Users/Camila/Downloads/3173-Texto%20do%20artigo-11504-1-10-20170117.pdf
https://www.yller.com.br/guia-completo-sobre-radiologia-digital/
https://www.telelaudo.com.br/blog/radiografia-digital-como-funciona-e-suas-vantagens/

Pôster id: 267, enviado por: Evelin Kuhn Spindola Maciel

Instituição de Origem: Universidade Unifacvest: