LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Autor(es):

MACIEL, Evelin Kuhn Spindola, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnólogo em Radiologia

ZUCCO, Makeila, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnólogo em Radiologia

SELPA, Camila, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnólogo em Radiologia

COSTA, Debora, Graduanda em Tecnólogo em Radiologia, Acadêmica em Tecnólogo em Radiologia

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

A mamografia é o exame mais confiável para detectar o inicio de qualquer alteração das mamas, antes que o paciente ou o médico possam notá-las. Dado à frequência do câncer de mama a mamografia deve ser incluída como exame preventivo de rotina para todos os pacientes principalmente mulheres que façam parte do grupo de risco. Toda mulher acima de 40 anos deve submete-se a mamografia preventiva pelo menos uma vez ao ano. O INCA recomenda para os pacientes no grupo de risco que se inicie pelo menos aos 35 anos (STEIN et al, 2009).Objetivo desse trabalho é demonstrar, através de revisão bibliográfica a importância do exame de mamografia e os principais recursos para a prevenção do câncer de mama.

Objetivos:

Através da mamografia é possível detectar tumores mamários até dois anos antes que ela se torne palpável.
Entre outros fatores de riscos existentes estão a obesidade, sexo, história familiar, idade, menopausa, mutações genéticas e histórico de câncer de ovário e de mama (GEBRIM & QUADROS, 2006). O diagnóstico precoce pode ser realizado através do reconhecimento de sinais e sintomas pelo paciente ou pelo médico durante exames clínicos de rotina ou auto- exame.

Metodologia

Este trabalho foi realizado através de buscas em artigos da língua portuguesa (Brasil), através de plataformas de pesquisas como a Scielo, Bireme, utilizando as seguintes palavras chave: Câncer de mama, diagnóstico precoce e mamografia.

Considerações Finais:

Concluiu-se que a prevenção do câncer de mama esta diretamente ligada ao diagnóstico e rastreamento precoce, e também quanto a disponibilidade do exame em redes públicas, onde através de campanhas uma quantidade maior de pacientes teriam acesso as informações e cuidados necessários para a prevenção.

Referências Bibliográficas

CHALA, L. F.; BARROS, N. Avaliação das mamas com métodos de imagem. Radiol. Bras. v.40, n.1, São Paulo, Jan./Feb, 2007. Disponível em:. Acesso em:21/04/2015 às 15:18.
GEBRIM, L. H.; QUADROS, L. G. A. Rastreamento do câncer de mama no Brasil - Breast cancer screening in Brazil. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., v.28, n.6, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: . Acesso em 15/05/2015 15:35.
GODINHO, E. R.; KOCH, H. A. Rastreamento do câncer de mama: aspectos relacionados ao médico. Radiol. Bras. v.37, n.2, p. 91-99, 2003. Disponível em:. Acesso em: 15/05/2015 às17:50.
INCA INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA Recomendações do INCA para o câncer de mama. Disponível em:. Acesso

Pôster id: 263, enviado por: Evelin Kuhn Spindola Maciel

Instituição de Origem: Universidade Unifacvest: