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CONCEITO 5: RECONHECIMENTO MÁXIMO
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Autor(es):
CAMPOS, Silvia, Graduada em Pedagogia, Graduanda em Letras/Inglês, Mestranda em Práticas Transculturais, Acadêmica em em Letras/Inglês
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Categoria: III Gestão organizacional e a vida cotidiana; |
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Introdução Conversar sobre Avaliação pode ser muito prazeroso, mas quando o assunto é Avaliação Institucional de Reconhecimento de Curso e desta, sabe-se que originar-se-á uma nota, a conversa pode ser aterrorizante se a IES não possui um norte a seguir.
Toda IES almeja obter o conceito máximo 5,0 em uma avaliação de Reconhecimento de curso, mas isso não é tarefa fácil. Por isso, pensando em facilitar este trabalho dentro da UNIFACVEST, organizamos os documentos comprobatórios referentes a um processo avaliativo, a partir de um arquivo no drive, que seja capaz de enumerar tudo que é necessário ter em mãos em uma visita da comissão representativa do MEC, tendo como base os critérios do SINAES.
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Objetivos: Criar um arquivo no drive que possa orientar a IES quanto aos critérios avaliativos determinados pelo SINAES, num processo de Reconhecimento de Curso, bem como, listar os documentos necessários para o alcance do conceito máximo 5, tornando este processo ágil e facilmente realizado por qualquer funcionário do corpo administrativo. |
Metodologia Pesquisa direcionada ao processo de Reconhecimento dos cursos de graduação, presenciais e a distância;
Diálogos informais com a reitoria da Unifacvest;
Identificação do todo e das partes que compõe uma IES;
Estudo do SINAES para levantamento dos critérios de avaliação;
Levantamento dos documentos que podem comprovar os critérios de avaliação;
Formulação do arquivo no drive contendo as Dimensões e os Indicadores do SINAES alinhados aos documentos comprobatórios. |
Considerações Finais: Avaliar, nunca foi e nem será um processo fácil, e, ser avaliado pode ser mais difícil ainda se não existe um planejamento bem estruturado que auxilie neste processo.
Receber o Conceito Máximo 5, após uma avaliação do MEC é o sonho de todas as Instituições de Ensino Superior, mas para alcança-lo é preciso superar muitos obstáculos e principalmente, é necessário muito empenho e interação entre os envolvidos no processo. Daí a importância de um esquema interno, organizado e integrado, que agilize e facilite estas comprovações, estruturado a partir do SINAES. |
Referências Bibliográficas
E-MEC. portal.mec.gov.br/instituições-credenciadas
EDUCA MAIS BRASIL. 2018 https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/entenda-como-funciona-o-credenciamento-autorizacao-e-reconhecimento-no-mec
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de casos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVINO, Alexandre Magno Dias. At al. SINAES. Instrumento de avaliação de cursos de graduação: presencial e a distância. Reconhecimento / Renovação de Reconhecimento. Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília-DF, 2017.
VOLPATO, Arceloni Neusa; DIAS, Simone Regina. Metodologia da Pesquisa. Florianópolis: ICEP, 2017. |
Pôster id: 236, enviado por: Silvia Campos
Instituição de Origem: Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST: |