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REFLEXOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA PSICOLOGIA ESCOLAR

Autor(es):

MAYER, Eduarda Luiza, Graduanda em Psicologia, Acadêmica em Psicologia

SILVA, Franciele Nunes Delfes da, Graduanda em Psicologia, Acadêmica em Psicologia

RIBEIRO, Jeane Mara Jurema Maiolli Ribeiro e, Graduanda em Psicologia , Acadêmica em Psicologia

MOLIN, Lisana Rodrigues Dal, Graduada em Psicologia, Professora do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

VII Estudo da Psicologia, Direitos Humanos e Cidadania;

Introdução

A história mundial foi marcada por uma assoladora pandemia causada pela propagação do vírus SARS- COV-2, denominado COVID-19, que causou e ainda em atividade, a maior pandemia da atualidade.
Uma das preocupações do psicólogo escolar permeia na dificuldade de compreensão, assimilação dos conteúdos, evitar distração, instituir a motivação, rendimento na aprendizagem, amenizando as dificuldades, trabalhando a comunidade escolar e conduzindo o acadêmico para um maior desempenho.
O psicólogo escolar trás para dentro da instituição de ensino, toda a técnica, percepção, discernimento, visando alcançar êxito nas ações educacionais, com isso, sua atuação tem sido interventiva e sanadora.

Objetivos:

Apresentar as dificuldades ocasionadas pela pandemia do Covid-19 nas instituições de ensino;
Demonstrar a importância do psicólogo escolar.

Metodologia

A pesquisa é uma revisão bibliográfica, realizada a partir de uma estratégia de busca detalhada em artigos científicos e livros, no intuito de aprofundar o conhecimento acerca dos desafios do psicólogo escolar em tempos de pandemia. Os dados coletados foram analisados, cruzados e debatidos.

Considerações Finais:

Destacamos um cenário de grande preocupação, onde é necessário traçar objetivos, boa decisão de governantes, boas políticas públicas, boas estratégias precisam ser tomadas, com base em evidências científicas, nas pesquisas, aprofundar em avaliações e conhecimentos, pois à grande chance de enfrentar desafios futuros, analisando possíveis reflexos da pandemia sobre a educação brasileira, e trazendo mudanças que sejam justas e inclusivas para todos, concomitante com a atuação do psicólogo nas instituições de ensino, pois este alicerça um bom ambiente acadêmico, cidadão e capaz, mostrando que a psicologia só tem a contribuir em toda sua atuação e neste contexto inserida.

Referências Bibliográficas

ANUÁRIO Brasileiro da Educação Básica: A educação brasileira e a pandemia de covid-19. São Paulo: Moderna, 2020.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA (Alagoas). Cartilha Psicologia Escolar em Tempos de Crise Sanitária Pandemia do Covid-19. Alagoas, 2020.
DIAS, Érika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xtsmMwsHtnb366YzCh9zQrC/?lang=pt. Acesso em: 06 nov. 2021.
NEGREIROS, Fauston; FERREIRA, Breno de Oliveira. Onde Está a Psicologia Escolar No Meio da Pandemia?. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.

Pôster id: 231, enviado por: Eduarda Luiza Mayer

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: