LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

DIAGNÓSTICOS DE DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA NA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA E A MORTALIDADE CAUSADO PELA DOENÇA

Autor(es):

MARTINELLI, Mathias, Graduando em Enfermagem, Acadêmico de Enfermagem

, ,

, ,

, ,

Categoria:

II Qualidade de vida e gestão ambiental;

Introdução

A doença arterial coronariana (DAC), compreende em condições clínicas sintomáticas e assintomáticas, tipicamente tem relação à redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco (OLIVEIRA et al, 2020, p. 356).
A região serrana do estado de Santa Catarina, conhecida como região da AMURES, composta por 18 municípios que no ano de 2019 possuía um total de 287.853 habitantes (AMURES, 2019) e que conta atualmente com um serviço de hemodinâmica. O serviço tem dias e horários limitado e específico de atendimento.
A Região não possui estudos em relação à comparação entre diagnósticos de DAC por cateterismo e mortalidade de DAC na região.

Objetivos:

Analisar a quantidade de diagnóstico e mortalidade por DAC na Região Serrana, bem como objetivos específicos; destacar a importância da descoberta precoce de DAC.

Metodologia

Pesquisa qualitativa e quantitativa.
coleta de dados se deu no centro de hemodinâmica, através dos laudos anexados no sistema PLASOFT® do serviço de hemodinâmica, sob autorização escrita do diretor administrativo e da enfermeira responsável da hemodinâmica.
A pesquisa analisou laudos dos pacientes submetidos ao exame de cinecoronariografia entre o dia 01/01/2019 e 31/12/2019.
A pesquisa conta com dados do ano de 2019, com o número de óbitos desse mesmo ano através com dados do DATA-SUS.

Considerações Finais:

Mostrou-se que no período da pesquisa o serviço de hemodinâmica tem horário de funcionamento restrito, diminuindo as chances de atender pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) com tempo resposta diminuído, podendo excluir a necessidade da abordagem medicamentosa e sim fornecer atendimento 24 (vinte e quatro) horas com terapia invasiva, mais tecnológica e com superioridade de resolução ao tratamento do IAM, fornecido por uma hemodinâmica em busca de tentativas para diminuir as taxas de mortalidade e favorecer a população da região. A gestão pode ajudar na construção de novas alternativas de educação, tratamento, prevenção e mudança em protocolos de atendimento de emergência.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, A. A. B; LEITE, L. B. Manual de metodologia da pesquisa aplicada à educação. Porto Feliz: Faculdade de Porto Feliz, 2016. 74 p. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2021.
AMURES (Lages). Associação de Municípios da Região Serrana. Municípios da Região. 2019. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2021.
BRASIL. Secretária do Ministério da Saúde (org.). MORTALIDADE - SANTA CATARINA. 2019. DATA SUS – Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, MS/SVS/CGIAE - Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2021
SISTEMA, Plasoft. Sistema CardioLages. v. 1, Lages: Plasoft, 2013.

Pôster id: 218, enviado por: Mathias Martinelli

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: