LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

LINHAS DE TRANSMISSÃO: O que é o Sistema Interligado Nacional

Autor(es):

MEZZOMO, Juliana, Graduanda em Engenharia Elétrica , Acadêmica em Engenharia Elétrica

SÁ, Franciéli L., Doutora em Engenharia Elética, Professora Engenheira Eletricista do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

Muitas vezes, no dia a dia, as pessoas costumam nem perceber o quanto a energia elétrica se faz presente, porém, no mesmo instante que a transmissão de energia falha é perceptível. Praticamente tudo é movido por energia ou precisou dela em algum estágio de vida/produção e isso faz com que o sistema de transmissão de energia elétrica tenha que ser o mais eficaz e menos falho possível, o tempo todo, todos os dias.

Objetivos:

Mostrar como esse sistema é importante para a transmissão de energia elétrica no pais todo, além da sua estrutura e alguns dados sobre sua operação. O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, de maior parte composto por usinas hidrelétricas e com vários proprietários. O SIN é formado por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte. O SIN possui 135 mil km de extensão.

Metodologia

O trabalho foi realizado através de pesquisas em outros artigos e sites governamentais. A instituição responsável por coordenar a operação eletroenergética das usinas do SIN é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Porém existem ainda algumas localidades não são conectadas ao SIN, a grande parte dessas localidades fica na região amazônica, onde o acesso é difícil e construção de LT’s que as conectem ao SIN é economicamente inviável, esse é um tema que ainda tem muito a ser discutido.

Considerações Finais:

Devido a grande abrangência do sistema ele traz inúmeros benefícios ao pais e às regiões que o compõe, por sua grande extensão e interconexões, crises energéticas podem ser evitas, diminuindo os riscos de interrupções na transmissão de energia.

Referências Bibliográficas

“O QUE É O SIN”. Disponível em ONS.
CASTRO, Gabriel M.;. ”Avaliação Do Valor Da Energia Proveniente De Usinas Heliotérmicas Com Armazenamento No Âmbito Do Sistema Interligado Nacional” . Disponível em Acervo UFRJ.

Pôster id: 210, enviado por: Juliana Mezzomo

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: