LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

PRINCIPAIS DOENÇAS ORTOPÉDICAS CANINAS

Autor(es):

VARELA, Gisele do Amaral, Graduanda em Radiologia UNIFACVEST, Agente comunitária de Saúde

PIRES, Duane, Graduanda em Radiologia UNIFACVEST, Atendente de Farmácia

LINS, Gabriela Alves, Graduanda em Radiologia UNIFACVEST, Estudante

ANTUNES, Millena Wolff, Graduanda em Radiologia UNIFACVEST, Secretária

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

Este trabalho apresenta a importância do conjunto de exames para adicionar segurança ao diagnóstico, promovendo, assim, uma melhor orientação quanto ao tratamento. Um diagnóstico feito por meio de imagens permite saber qual região do corpo do pet está sendo afetada e qual a extensão da doença. Nesse trabalho destacamos o diagnóstico e tratamento das doenças ortopédicas nos cães. É aqui que entra a radiologia veterinária. É uma ferramenta auxiliar muito importante neste processo. Quando um animal passa por um exame radiológico, logo será possível saber qual parte de seu corpo está afetada e a extensão da doença.

Objetivos:

O objetivo do trabalho é demonstrar que o diagnóstico por imagem é de extrema importância, sendo imprescindível no diagnóstico e tratamento das doenças ortopédicas nos cães, no caso de cirurgia, a precisão das inspeções de imagem acabará se tornando um ponto-chave.

Metodologia

A radiologia veterinária auxilia no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças animais. Por exemplo, quando um animal está doente, nem sempre é fácil detectar o que causou a doença. Isso porque estamos falando de um paciente que não sabe dizer como se sente, ou seja, o veterinário vai investigar até que a causa do problema seja encontrada. É aqui que entra a radiologia veterinária. É uma ferramenta auxiliar muito importante neste processo.

Considerações Finais:

Os cães podem apresentar problemas ortopédicos de diversas formas. Um dos principais problemas, são as lesões. Isso pois, normalmente as lesões e fraturas são causadas por suas atividades diárias ou em virtude de acidentes.
Mas, assim como os humanos, os animais também podem sofrer com doenças ortopédicas de origem genética ou degenerativa. As doenças ortopédicas mais comuns em cães são a ruptura de ligamento cruzado, luxação de patela, hérnia de disco, artrose canina, displasia coxo-femoral e displasia de cotovelo.

Referências Bibliográficas

VET QUALITY. Quais são as doenças ortopédicas mais comuns em caês?. Disponível em: https: www.vetquality.com.br/doenças-ortopédicas/.Acesso em: 21 mai. 2021.
MEDCLOUD. Radiologia veterinária: entenda como funciona. Disponível em: https: http://blog.medcloud.com.br/o-que-e-radiologia-veterinaria/ em: 21 mai. 2021.
VET – X. Radiologia veterinara. Disponivel em: https: www.vet-x.com/artigos/ em: 21 mai. 2021.

Pôster id: 201, enviado por: VARELA, Gisele do Amaral

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: