LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):

MEDEIROS, Jaine Andresa da Silva, Graduanda em Educação Física, Atendente

FORNARI, Francisco José, Graduado em Educação Física, Mestre em Ciência da Computação, Professor no Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

Categoria:

I Prática pedagógica;

Introdução

Introdução: O lúdico é um dos instrumentos mais eficazes e utilizados para ensinar e estimular a espontaneidade, criatividade, expressão das crianças de todas as idades, desenvolvendo a imaginação e uma forma mais eficaz de aprendizagem sendo uma forma recreativa e prazerosa para o aluno aprender.

Objetivos:

Verificar a importância do lúdico nas aulas de educação física e se os professores trabalham com a ludicidade em suas aulas.

Metodologia

Metodologia: Pesquisa de campo, descritiva e diagnóstica. Inicialmente foi realizada uma busca na base de dados do Google Acadêmico de 2017 a 2021, com as palavras-chave: importância, lúdico e educação Física. Fizeram parte da amostra 3 (três) professores do município de Lages escolhidos de maneira aleatória. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário enviado através do Google Forms®. Foram respeitados todos os procedimentos de segurança tendo em vista a pandemia de Covid-

Considerações Finais:

A pesquisa colabora para que os professores da amostra utilizam a ludicidade para ministrar suas aulas de educação física e que o lúdico é importante para o desenvolver do aluno e aulas mais produtivas.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

ANDRADE, A. F. L. de. A importância do brincar na educação infantil. In: Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 9., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, EFEFE 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em: 01 de junho de 2021.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Espirito Santo. 2003. Disponível: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 24 de outubro de 2021

COSTA, S. P. A importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo na educação infantil. Niterói: Cândido Mendes, 2007. Disponível em: https://www.scribd.com/doc/17449187/51-A-Importancia-dos-Jogos-e-Brincadeiras-para-o-Desenvolvimento-Motor-Cogniti

Pôster id: 182, enviado por: Jaine Andresa da Silva Medeiros

Instituição de Origem: unifacvest: