LOGO - 7o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

CINTILOGRAFIA DE PERFUSÃO MIOCÁRDICA APÓS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO-(IAM)

Autor(es):

PEREIRA, Giovanna., Graduanda de Tecnologia em Radiologia, Aluna de Graduação

KUNH, André (coordenador do curso), Mestre em Educação , Professor do Centro Universitário Unifacvest

FACCHINI, Juliana (orientadora), Mestre em Educação , Professora do Centro Universitário Unifacvest

, ,

Categoria:

IX Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Introdução

O Infarto Agudo do Miocárdio é resultado de uma isquemia gerada pela interrupção prolongada do fluxo sanguíneo oxigenado para o músculo cardíaco. Nas horas primárias após o infarto, a situação da hipóxia na microvasculatura conduz ao aumento do número de condições reativas de oxigênio e estresse oxidativo. Juntos, levam à destruição do cardiomióctios (CM) saudáveis, células musculares lisas e outras, seguido pela degradação da matriz extracelular, resultando no encadeamento de danos funcionais e estruturais ao tecido cardiovascular. A Medicina nuclear (MN) é um método claro de diagnóstico por imagem, sendo administradas pequenas quantidades de fontes radioativas, varia-se do radionuclídeo.

Objetivos:

A pesquisa tem como objetivo enfatizar alguns aspectos sobre o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) com a utilização da cintilografia. Enfatizando a anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular; Ressaltar a importância do diagnóstico pela medicina nuclear ao exame por imagem de CPM (cintilografia de perfusão miocárdica); Evidenciar os radionuclídeos utilizados no exame e realização das fases na CPM.

Metodologia

O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica abordando aspectos de um exame com ênfase em patologias cardiovasculares, que coadjuvam no diagnóstico e tratamentos aos indivíduos. Para o desenvolvimento da pesquisa apresentada, obteve-se exploração de diversas fontes de consultas, especificações de bibliografia e anatomia patológica, entre outros artigos e sites de órgãos oficiais ao tema, livros ligados diretamente à patologia e método de exame.

Considerações Finais:

O CPM é um método de imagem não invasiva, bem clara, permitindo identificar alterações na perfusão miocárdica local. Consta-se á administração intravenosa de uma radiofármaco (preparo farmacêutico radioativo como agente terapêutico- podem ser: cloreto de tálio 99m Tc-tetrofosmin, 99m Tc –MIBI, 201TI e outros) ao paciente, onde o fármaco possua afinidade com as células miocárdicas e o radionuclídeo chegue ao miocárdio por via da corrente sanguínea. Sendo em duas fases: a primeira com o paciente em repouso, e a segunda após o paciente fazer um teste de esforço físico ou estresse farmacológico. O padrão ouro para as patologias cardíacas, auxiliam melhor no diagnóstico e tratamento do paciente.

Referências Bibliográficas

SOUZA.G.R. PROTOCOLOS DE CINTILOGRAFIAS DE PERFUSÃO MIOCÁRDICA E INALAÇÃO/PERFUSÃO PULMONAR. p.26-37, 2018.
FACCHINI.J.S . Estudo da difusão de fluido em uma artéria coronária.p.19-23, 2012.
COSTA. H.Q. Desenvolvimento de namopartículas para liberação deAdrenumedulina-2 no miocárdio infartado. p.18-21, 2018.
INAL MEDICINA NUCLEAR- Miocárdio com Tálio-201. Disponível em:.
MEDLINEPLUS. Biblioteca Nacional de Medicina de losEE.UU. Ilustração Ataque cardíaco. Disponível em: .

Pôster id: 171, enviado por: Giovanna Caroline Pereira de Almeida

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: