|
|
PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO NA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO |
|
Autor(es): MIRANDA, Andréia Valéria de Souza , Enfermeira, Doutora em Educação, Professora do Centro Universitário UNIFACVEST , , , , , , | |
Categoria: II Qualidade de vida e gestão ambiental; |
|
|
|
Introdução Cuidar do outro, além das competências cognitivas, torna-se importante, também, o desenvolvimento de habilidades para o cuidado do outro e da vida, compreendendo espaços onde tudo é construído e reconstruído a todo instante, num atravessamento de diferentes emoções. As exigências da profissão do enfermeiro extrapolam o prescrito nas grades do curso e emanam da necessidade de outras habilidades. Estamos propondo que ao educar para a inteireza se considere a unidade humana como a unidade que traz em si o múltiplo e assim o pensamento complexo em saúde comporta o ir e vir, as certezas e incertezas, permitindo que o enfermeiro acompanhe as transformações sociais emergentes. |
Objetivos: Destacar o paradigma do cuidado complexo em saúde como necessidade para formação e atuação do Enfermeiro |
Metodologia Trata-se de uma apresentação de resultados da tese da autora deste, que usou como tipo de pesquisa, a revisão bibliográfica, sendo consultadas as bases de dados da ScIELO, bem como banco de teses e dissertações da UFRGS e CAPES, usando como descritores para busca o Processo de formação de enfermeiro e enfermeiras, Paradigma da complexidade e Educação para Inteireza. |
Considerações Finais: O avanço da ciência instiga a interpretação da realidade, sempre marcada historicamente pelo |
Referências Bibliográficas MIRANDA, Andréia Valéria de Souza. Processo de Formação em Enfermagem na Perspectiva do Cuidado Complexo em Saúde. Orientadora: Sonia Maria Martins de Melo; Coorientadora: Marina Patricio de Arruda. Tese (doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina., Centro de Ciências Humanas e Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
|
Pôster id: 168, enviado por: Andréia Valéria de Souza Miranda Instituição de Origem: UNIFACVEST: |