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PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO NA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autor(es):

MIRANDA, Andréia Valéria de Souza , Enfermeira, Doutora em Educação, Professora do Centro Universitário UNIFACVEST

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Categoria:

II Qualidade de vida e gestão ambiental;

Introdução

Cuidar do outro, além das competências cognitivas, torna-se importante, também, o desenvolvimento de habilidades para o cuidado do outro e da vida, compreendendo espaços onde tudo é construído e reconstruído a todo instante, num atravessamento de diferentes emoções. As exigências da profissão do enfermeiro extrapolam o prescrito nas grades do curso e emanam da necessidade de outras habilidades. Estamos propondo que ao educar para a inteireza se considere a unidade humana como a unidade que traz em si o múltiplo e assim o pensamento complexo em saúde comporta o ir e vir, as certezas e incertezas, permitindo que o enfermeiro acompanhe as transformações sociais emergentes.

Objetivos:

Destacar o paradigma do cuidado complexo em saúde como necessidade para formação e atuação do Enfermeiro

Metodologia

Trata-se de uma apresentação de resultados da tese da autora deste, que usou como tipo de pesquisa, a revisão bibliográfica, sendo consultadas as bases de dados da ScIELO, bem como banco de teses e dissertações da UFRGS e CAPES, usando como descritores para busca o Processo de formação de enfermeiro e enfermeiras, Paradigma da complexidade e Educação para Inteireza.

Considerações Finais:

O avanço da ciência instiga a interpretação da realidade, sempre marcada historicamente pelo
momento em que se vive. E desse modo, o paradigma da complexidade mostra que precisamos
estar em sintonia com o nosso tempo e não nos limitar somente no nosso campo de conhecimento,
uma vez que unidade humana se constitui na multidimensionalidade. A enfermagem enfrenta cotidianamente a ordem, a desordem, a singularidade, a pluralidade, a certeza e a incerteza.
Este paradigma nos mostra o senso da complexidade, da multidimensionalidade
da realidade e contribui com a formação humana e
com o complexo cuidado do outro.

Referências Bibliográficas

MIRANDA, Andréia Valéria de Souza. Processo de Formação em Enfermagem na Perspectiva do Cuidado Complexo em Saúde. Orientadora: Sonia Maria Martins de Melo; Coorientadora: Marina Patricio de Arruda. Tese (doutorado). Universidade do Estado de Santa Catarina., Centro de Ciências Humanas e Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.

Pôster id: 168, enviado por: Andréia Valéria de Souza Miranda

Instituição de Origem: UNIFACVEST: